Capa » Noticias » Cemaden recebe visita de pesquisadores da Unifesp

Cemaden recebe visita de pesquisadores da Unifesp

20160803_095546

Membros do Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária (NETES) da Unifesp estiveram reunidos no Cemaden para o intercâmbio de informações das atividades e programas voltados para as áreas de ciência e tecnologia, aplicados às comunidades com vulnerabilidade econômica e socioambientais.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações recebeu, nesta quarta-feira (dia 3), a visita de professores e estudantes do Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária (NETES), do Instituto de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do campus de São José dos Campos(SP). A comitiva  teve como foco conhecer os projetos e as pesquisas do Cemaden, principalmente, as ações diretamente voltadas às comunidades das áreas de risco socioambientais.

O objetivo da reunião entre o Cemaden e a Unifesp/NETES  é o de discutir as  perspectivas de parceria entre as instituições, voltada ao trabalho conjunto na difusão da ciência e tecnologia para a qualidade de vida, sustentabilidade e diminuição dos riscos de desastres naturais nas comunidades.

Além de conhecer a instituição e a Sala de Situação do Cemaden – onde se realiza o monitoramento de 957 municípios  classificados como prioritários, com áreas de riscos de desastres naturais, no território nacional –  a comitiva da Unifesp obtive informações sobre a modelagem de dados com técnicas de inteligência computacional e tecnologias sociais, todas aplicadas a desastres naturais. Também foram apresentados os projetos de pesquisas em desenvolvimento e, especialmente, o Projeto Cemaden Educação.

O Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária (NETES) é um programa de extensão da Unifesp, que tem, entre os objetivos, difundir e construir um banco de dados, informações e inovações em tecnologias sociais existentes no Brasil que sejam replicáveis na área da saúde, da qualidade de vida e da sustentabilidade.  Foi a primeira instituição brasileira a firmar um compromisso com o programa “Cada Mulher, Cada Criança”, da Organização das Nações Unidas (ONU). O público-alvo das ações do compromisso firmado são, prioritariamente, jovens e mulheres com alta vulnerabilidade econômica, social e ambiental, além de estarem previstas ações diretas e indiretas com crianças.

Para discutir as parcerias de trabalhos locais, regionais e nacional, já foram definidos novos encontros, entre os pesquisadores do Cemaden e da Unifesp/NETES, previstos para ocorrem neste mês de agosto.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …