Capa » Noticias » Cemaden/MCTI manifesta pesar pelo falecimento do ex-ministro Marco Raupp e destaca suas contribuições ao desenvolvimento da ciência e tecnologia

Cemaden/MCTI manifesta pesar pelo falecimento do ex-ministro Marco Raupp e destaca suas contribuições ao desenvolvimento da ciência e tecnologia

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) manifesta pesar pelo falecimento do ex-ministro Marco Raupp, solidarizando-se com os familiares e amigos, expressando condolências pela perda e prestando homenagens ao relevante cidadão por suas contribuições  para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovações  ao país.

Graduado em Física pela UFRGS, Doutor em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela USP, Marco Raupp foi diretor de Unidades de Pesquisas do MCTI (do Laboratório Nacional de Computação Científica-LNCC e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE), presidente da Agência Espacial Brasileira, Ministro de Estado do MCTI, de janeiro de 2021 a março de 2014, e diretor-Geral do  Parque Tecnológico de São José dos Campos. Nesta última função, participou da criação e implantação (2006-2008) do Parque Tecnológico e foi seu primeiro diretor- geral (2009-2011), cargo que voltou a ocupar de outubro de 2014 a junho de 2021.

Como diretor-geral do INPE, de 1985 a 1989, criou o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Também foi responsável pelo acordo de cooperação entre Brasil e China, em 1988, para o desenvolvimento dos satélites CBERS-1 e CBERS-2, pioneiro entre as parcerias espaciais somente de países do hemisfério Sul.

Foi presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Integrou o Conselho Administrativo da Alcântara Cyclone Space (ACS). Foi membro titular do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS).

Recebeu vários títulos, entre eles, o título da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico, Força Aérea Brasileira/FAB; Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, Marinha do Brasil/Brasília; Medalha de Pacificador, Exército Brasileiro/EB; Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, Ministério das Relações Exteriores/MRE; Medalha da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais/Ouro Preto e título de Cidadão Petrolitano.

Durante sua função como ministro do MCTI, contribuiu significativamente para a implementação do Cemaden, bem como para a transferência da sede do Centro, de Cachoeira Paulista, para o Parque Tecnológico de São José dos Campos, em 2014. A partir da sua visão estratégica, o estabelecimento do Cemaden em São José dos Campos  permitiu a expansão das atividades de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos,  focando desastres deflagrados por processos geo-hidro-meteorológicos, estas ampliadas a partir  da admissão de servidores públicos federais, absorvidos por concursos públicos também realizados em 2014. Como homem público, dedicou-se com afinco para avanços da ciência, tecnologias e inovações no Brasil, bem como foi participativo em vários eventos e atividades desenvolvidas na história institucional do Cemaden.

 

Fonte: Cemaden/MCTI

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …