Capa » Noticias » Cemaden/MCTIC promoverá curso de capacitação para prevenção de desastres na região serrana de Nova Friburgo (RJ)

Cemaden/MCTIC promoverá curso de capacitação para prevenção de desastres na região serrana de Nova Friburgo (RJ)

O curso de Formação de Capacidades para Prevenção e Monitoramento das áreas de risco da região serrana do estado do Rio de Janeiro, será realizado nos próximos dias 19 e 20 de dezembro, em Nova Friburgo (RJ), coordenado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e promovido pela Cruz Vermelha de Nova Friburgo.

A realização do treinamento básico foi solicitada ao Cemaden/MCTIC pela Cruz Vermelha de Nova Friburgo, cuja capacitação será direcionada à comunidade do município e seus entornos, aos membros  e voluntários dos Núcleos de Ensino e Pesquisa em Defesa Civil (NEPEDECs) aos voluntários da Cruz Vermelha, agentes de Defesa Civil, entre outros interessados da comunidade. O objetivo é levar conhecimentos sobre áreas de risco, prevenção de desastres (inundações, enxurradas e deslizamentos), monitoramento de chuvas, tornando os cidadãos mais resilientes.

O curso ocorrerá na sede da Câmara Municipal de Nova Friburgo e está sendo organizado pela analista de ciência e tecnologia, Selma Flores, da Coordenação de Relações Institucionais do Cemaden/MCTIC e pela Cruz Vermelha de Nova Friburgo, com apoio da Defesa Civil Municipal de Nova Friburgo e outras entidades. 

Programação do curso para Prevenção e Monitoramento

A programação consta de palestras, mesa-redonda e oficinas sobre Sistemas Comunitários de Alerta, com a participação de pesquisadores e tecnologistas da Sala de Situação (ou Operação) do Cemaden/MCTIC.

O curso contará com palestras do pesquisador do Cemaden/MCTIC, da área de desastres, sociólogo Victor Marchezini; das tecnologistas:  meteorologista Caroline Mourão e da hidróloga Graziela Scofield , ambas da Sala de Operação do Cemaden/MCTIC e do pesquisador bolsista em Geodinâmica, Daniel Metodiev.

Os participantes da comunidade receberão informações sobre a missão do Cemaden/MCTIC, sobre monitoramento de chuvas e de bacias hidrográficas, sistema e emissão de alerta, além de prevenção de risco de desastres geo-hidrológicos.

Na mesa-redonda “Pensando a Prevenção na Região Serrana do Rio de Janeiro: Lições aprendidas para a prevenção permanente”,  as experiências serão repassadas pelas instituições : Cemaden/MCTIC, Cruz Vermelha e  Defesa Civil de Teresópolis.

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …