Capa » Noticias » Cientista brasileiro Carlos Nobre recebe prêmio internacional pelo trabalho sobre clima e Amazônia

Cientista brasileiro Carlos Nobre recebe prêmio internacional pelo trabalho sobre clima e Amazônia

Foi anunciado, ontem (24), no site da “The Volvo Environment Prize Foundation” o nome do pesquisador e climatologista Carlos Afonso Nobre, como o ganhador do Prêmio Volvo Meio Ambiente para 2016 (Volvo Environment Prize 2016), pelo reconhecimento de sua liderança mundial como pesquisador da Floresta Amazônica e o impacto sobre a biodiversidade e clima.

Na divulgação internacional, o cientista Carlos Nobre foi reconhecido como pioneiro nos esforços para compreender e proteger a Amazônia, considerado um dos ecossistemas mais importantes da Terra. Nos estudos realizados, destacou-se pela sua liderança nas pesquisas  sobre as mudanças climáticas global e as implicações da floresta amazônica no clima mundial. Também foi reconhecido pelos esforços nas políticas nacionais e internacionais e na ciência para a questão da Amazônia.

A premiação destaca o trabalho de Carlos Nobre na orientação e apoio a numerosos jovens cientistas do Brasil e de outros países. Em seu trabalho de pesquisas, realizado sobre os impactos sofridos na floresta tropical, relaciona as alterações climáticas e desmatamento. Presidiu várias comissões científicas e comissões e foi o presidente do Programa Internacional Geosfera-Biosfera (IGBP) de 2006 a 2012. Também é considerado um dos principais cientistas do Sistema Terrestre do mundo, desempenhado um papel importante, ao longo de várias décadas,  na pesquisa sobre a floresta amazônica. Foi reconhecido como um líder na criação e implementação do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), assegurando que os cientistas da América do Sul assumissem o protagonismo das pesquisas.

 Em 2011, foi nomeado secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.. Foi o coordenador do projeto de criação e, posteriormente,  diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Prêmio

Desde 1990, o “Prêmio Ambiental Volvo” se tornou um dos prêmios ambientais mais respeitados do mundo científico, destacando, anualmente, cientistas que se dedicam em iniciativas ambientais e de sustentabilidade.  Um júri – formado por diversos cientistas internacionais – avalia um grupo de cientistas de renome internacional, selecionando para o prêmio anual.

O prêmio é concedido por uma fundação independente, instituída em 1988. A cerimônia do Prêmio anual ocorre em Estocolmo, no mês de novembro. Na cerimônia, participam centenas de convidados de universidades, empresas, setor público e política, para assistirem as premiações e as realizações dos premiados.

Informações sobre  a premiação da Volvo Environment Prize 2016 podem ser obtidas no link  http://www.environment-prize.com.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …