Com o tema “A Matemática está em tudo”, a 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 teve a abertura oficial, na manhã desta quinta-feira (26), no auditório da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José dos Campos (SP), pelas instituições organizadoras do evento no Vale do Paraíba: o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Unesp.
Falando para um auditório de cerca de 200 participantes, composto por alunos do ensino médio de escolas públicas, por professores e gestores na Educação – provenientes de diversas cidades do Vale do Paraíba e da região metropolitana de São Paulo – os diretores e cientistas das três instituições organizadoras do evento passaram a mensagem às novas gerações sobre as suas experiências e a satisfação do trabalho dedicado à Ciência e Tecnologia. Explanaram, também, sobre a importância do conhecimento científico no desenvolvimento do País e do acesso à universidade pública e às pesquisas.
“Trabalhar com Ciência é muito bom. Tudo se inicia com a curiosidade, mola propulsora para direcionar o ser humano à área de pesquisa.”, afirma a diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá. Falou sobre o Cemaden Educação –projeto que dá oportunidade do desenvolvimento de trabalhos científicos com estudantes – voltados à prevenção e à conscientização dos riscos de desastres. Destacou, também, a parceria da Unesp, no desenvolvimento desse projeto, e o apoio dos professores e gestores das escolas de ensino médio, das Defesas Civis e das comunidades nas áreas de risco. Informou sobre a parceria com o CPTEC-Inpe, cujos dados subsidiam o monitoramento geo-hidrológico do Cemaden. “Desejamos que os participantes assimilem as informações geradas durante as atividades da programação da semana, compartilhando esses conhecimentos com os familiares, vizinhos e comunidades.”, afirma a diretora substituta do Cemaden.
“Ciência não é gasto é investimento para o futuro. O conhecimento científico faz a evolução dos povos.”, destaca o diretor do Inpe, Ricardo Galvão, incentivando os alunos a seguirem a carreira científica. Relata aos alunos como a implantação de instituições de pesquisas, universidades e o Parque Tecnológico trouxeram o desenvolvimento científico e tecnológico para São José dos Campos e região. Lembrou os países asiáticos que investiram na Ciência nos momentos mais críticos, hoje se destacam, mundialmente, nas áreas socioeconômicas e de tecnologia.
“Todos temos capacidade e possibilidade para cursar universidade pública.”, afirma o diretor da Unesp, Estevão Tomomitsu Kimpara, informando que a Unesp foi a primeira universidade no estado de São Paulo a fazer reserva de vagas para alunos oriundos do ensino público. Incentivou os jovens a terem o vislumbre dessa oportunidade de estudar em universidade pública.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 no Vale do Paraíba
A Programação da SNCT no Vale do Paraíba contou com palestras, manifestações artísticas regionais, Feira de Ciências, oficinas, visitas em laboratórios e instituições de pesquisa e ensino, com a participação de cerca de 200 estudantes de 15 escolas públicas de várias cidades da região.
Neste ano, o Cemaden, Inpe e Unesp se uniram para oferecer às escolas e ao público em geral, oportunidades de interação com cientistas, participação em oficinas práticas e palestras. Foram realizadas visitas a laboratórios e instalações de pesquisa e ensino, locais onde, atualmente, são operados serviços fundamentais para a sociedade, resultados do desenvolvimento da ciência na região e no mundo.
O evento contou com a participação de 15 escolas públicas dos municípios de São José dos Campos, Caçapava, Lorena, Ubatuba, Campos do Jordão, Vargem Grande do Sul, Paraibuna e São Paulo, as quais mostraram os trabalhos e projetos científicos na Feira de Ciências, desenvolvidos com apoio do Projeto Cemaden Educação e da Unesp.
Palestras, oficinas, visitas em laboratórios e instituições, Feira de Ciências fizeram parte da programação da SNTC 2017, em vários pontos de São José dos Campos. As atividades foram iniciadas no dia 25 e com encerramento previsto no sábado, dia 28 de outubro.
Informações e a Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017) no Vale do Paraíba estão disponibilizadas no endereço eletrônico: http://www2.cemaden.gov.br/snct2017/.