Foto: Dallison Kevin/Cemaden
Com o objetivo de intercâmbio de informações técnica-científicas e estreitar as relações institucionais, o coordenador estadual da Defesa Civil de Alagoas, Ten. Cel. Moisés Pereira de Melo e o Cap. Alan Cavalcanti estiveram na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP), nesta terça-feira (7).
Durante a visita técnica, realizaram reuniões com o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, com a coordenadora de Relações Institucionais, Regina Alvalá, além de reuniões com pesquisadores da área de Agrometeorologia, os quais apresentaram as perspectivas agrometeorológicas em relação à seca do semiárido brasileiro.
Também, visitaram a Sala de Situação (Operação) do Cemaden e conheceram os detalhamentos do monitoramento dos 958 municípios prioritários, em todo o território nacional, bem como o sistema de emissão de alertas, realizados pelas equipes de tecnologistas das áreas de hidrologia, meteorologia, geologia e de desastres naturais. Conheceram a abordagem geodinâmica do monitoramento realizado na Sala de Operação.
“Consideramos importante consolidar as relações institucionais entre a Defesa Civil de Alagoas e o Cemaden, para aprimorar o trabalho junto à sociedade, voltado, principalmente, à prevenção e ao monitoramento das áreas de risco.”, enfatiza o coordenador estadual da Defesa Civil, informando que já firmaram a parceria para apoio na manutenção preventiva dos pluviômetros automáticos da rede observacional do Cemaden, instalados nos municípios alagoanos.
Durante a visita, trouxeram o convite à direção do Cemaden para definirem a agenda, ainda neste ano, em outubro ou novembro, para participar do Encontro Nacional dos Gestores Estaduais de Defesas Civis, promovido pelo Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (Congepedec), a ser realizado em Fortaleza (CE).
(Fonte: Ascom-Cemaden)
Foto: Dallison Kevin/Cemaden
Foto: Dallison Kevin/Cemaden
Foto: Dallison Kevin/Cemaden