Capa » Noticias » Defesas civis municipais têm até 16 de maio para responder o questionário da pesquisa do Projeto ELOS

Defesas civis municipais têm até 16 de maio para responder o questionário da pesquisa do Projeto ELOS

Distribuição espacial dos municípios que responderam a pesquisa municipal em proteção e defesa civil do Projeto ELOS, no período entre 18 de fevereiro a 06 de abril de 2021.

 

O Projeto ELOS é desenvolvido pela Sedec/MDR, por meio de cooperação internacional com o PNUD- em parceria científica com o Cemaden/MCTI – para levantamento de informações sobre estrutura e capacidades das defesas civis municipais. O projeto visa, posteriormente, elaborar a proposta de fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros.

 

As defesas civis municipais que ainda não participaram da etapa de diagnóstico do Projeto ELOS têm até o próximo dia 16 de maio para o preenchimento das respostas e envio do formulário de pesquisa ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Este diagnóstico será analisado pela equipe de pesquisadores do Projeto ELOS, responsáveis pela coleta e análise das informações

É necessária uma pré-inscrição para recebimento do questionário online, que pode ser feita pelas defesas civis municipais através do link  : https://forms.gle/dVrqNVanZchT6pzx9 .

O Projeto ELOS está sendo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério de Desenvolvimento Regional, no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017- Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A sua implementação será por meio do Cemaden, que desenvolve a pesquisa para o diagnóstico das capacidades e necessidades das defesas civis municipais.

O objetivo do Projeto ELOS é levantar informações sobre capacidades e necessidades das estruturas municipais de Proteção e Defesa Civil para aprimorar as políticas públicas,  voltadas ao fortalecimento da gestão de riscos de desastres no Brasil.

As defesas civis municipais são consideradas os elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). A partir do diagnóstico, será possível elaborar uma proposta de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.

Resultados parciais do Projeto Elos e convite às defesas civis estaduais e municipais

No último dia 18 de fevereiro, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, fez o lançamento do Projeto ELOS e convidou todos os órgãos municipais de proteção e defesa civil a responderem o questionário online, referente à Pesquisa Municipal em Proteção e Defesa Civil.

“Entre o dia de lançamento do projeto até 06 de abril deste ano, 1.687 municípios já preencheram o questionário online de pesquisa municipal em proteção e defesa civil”, afirma Silvia Saito, geógrafa e pesquisadora do Cemaden que está coordenando a análise destes dados.

Ao analisar a distribuição espacial dos municípios que já preencheram o questionário online, a pesquisadora ressalta a grande adesão em alguns Estados, em que a porcentagem dos municípios respondentes foi superior a 40% do total de municípios existentes no respectivo Estado, tais como Pernambuco (77%), Rio Grande do Norte (66%), Santa Catarina (67%), Sergipe (57%), Rio de Janeiro (65%), Espírito Santo (59%), Paraná (49%), Acre (45%) e São Paulo (45%).

Victor Marchezini, pesquisador do Cemaden e coordenador do Projeto ELOS, ressalta que a meta inicial do projeto era que 349 municípios respondessem ao questionário online. “Os resultados que atingimos até agora – cinco vezes maior à meta prevista – se deve à mobilização das Coordenadorias Estaduais e os órgãos municipais de proteção e defesa civil para preenchimento das 36 perguntas que constam no questionário online”, ressalta o sociólogo.  Marchezini não só agradece esse apoio dos elos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), como relembra que as coordenadorias estaduais e os órgãos municipais de proteção e defesa civil ainda podem ajudar nesta fase do projeto e em outras. “As Defesas Civis Estaduais podem nos solicitar a listagem atualizada dos municípios que já responderam o questionário online, a fim de tentarmos melhorar ainda mais a abrangência da pesquisa”, afirma Marchezini.

O questionário online refere-se às necessidades e capacidades municipais em proteção e defesa civil, e deve ser respondido pelo responsável do órgão municipal de proteção e defesa civil até dia 16 de maio de 2021. O tempo médio de preenchimento é de 16 minutos e pode ser feito pelo celular ou computador.

Para assistir a apresentação feita pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, pode acessar o link : https://youtu.be/hbB_taslEIk

Mais informações sobre o Projeto Elos: https://youtu.be/J0rQrVLLSQI

O cadastro para recebimento do link do questionário pode feito no link : https://forms.gle/dVrqNVanZchT6pzx9

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: projeto.elos@cemaden.gov.br

 

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …