Capa » Noticias » Divulgado o resultado da Campanha #AprenderParaPrevenir feita nas escolas

Divulgado o resultado da Campanha #AprenderParaPrevenir feita nas escolas

cemaden-campanha-aprenderparaprevinir

Incentivar práticas pedagógicas e ações educativas voltadas à prevenção de riscos de desastres socioambientais nas escolas estaduais e municipais foi um dos principais objetivos da campanha.

O resultado da Campanha #AprenderParaPrevenir – 2016 foi divulgado pela comissão organizadora,  constituída pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTIC) – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações- pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (Cedec/SP).

O objetivo geral da campanha foi o de promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre Redução de Riscos e Desastres nas comunidades escolares, disponibilizando repertório, conteúdos e metodologias científicas utilizadas por órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Houve a adesão de 110 escolas, sendo 101 da rede estadual de São Paulo e nove de outras redes de ensino. Ao todo, escolas de cinco estados participaram da campanha : Acre, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Em São Paulo, houve a participação de 31 Diretorias de Ensino.

A campanha visou, também,  mobilizar as escolas para a data internacional da redução do risco de desastres naturais, incentivar práticas pedagógicas e ações educativas voltadas à prevenção de riscos de desastres socioambientais, além de mapear projetos e práticas pedagógicas realizadas na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

Conforme publicado no Guia de Orientações da Campanha (07/10/2016), essa iniciativa previa dois grupos de sorteios :  o de três pluviômetros a serem doados pelo Cemaden e  o de cinco kits de material de apoio a serem doados pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo. Este kit (somente para escolas da rede estadual) é composto por cartilhas, folders educativos e uma mídia do conteúdo off line da Defesa Civil: A Aventura.

Pelo número expressivo de adesões, o Cemaden e a Cedec/SP decidiram doar mais um pluviômetro e mais um kit de material de apoio,  por honra ao mérito para as escolas que se destacaram na campanha. Para as cinco escolas selecionadas como destaque, foi realizado um novo sorteio. Os pluviômetros e os kits de material de apoio serão entregues às escolas sorteadas em 2017.

Os resultados dos sorteios realizados no dia 15 de dezembro de 2016 na sede da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (Cedec/SP)  e informações sobre a campanha estão disponibilizados no site do Projeto Cemaden Educação-  com acesso pelo link  http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir/

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …