A 2ª Edição do e-book “Redução do Risco de Desastres e a Resiliência no meio Rural e Urbano”, publicada, recentemente, pela Editora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, traz dois capítulos com a participação de pesquisadoras e pesquisadores integrantes e parceiros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O lançamento está previsto para o próximo dia 16 de dezembro, com a participação do diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes e da coordenadora do Cemaden Educação, Rachel Trajber.
O e-book é composto por 50 capítulos que apresentam reflexões de profissionais das diferentes áreas do conhecimento humano do Brasil e de Portugal sobre a temática redução de risco de desastres e resiliência. Uma das integrantes da equipe de organizadores do e-book é a pesquisadora do Cemaden, Luciana Resende Londe e a Introdução do livro foi elaborado pelo diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes.
O capítulo “Campanha #aprenderparaprevenir: inspirações para reduzir riscos de desastres” aborda sobre a campanha estratégica nacional de mobilização e Educação em Redução do Risco de Desastres, desenvolvida como parte integrante do Programa Cemaden Educação. Apresenta os projetos realizados por escolas, defesas civis e universidades brasileiras, orientados para a construção de conhecimentos e práticas na prevenção de riscos de desastres com as comunidades escolares. Traz, também, reflexões sobre os desafios, oportunidades e lições aprendidas pela prática pedagógica dos coordenadores das iniciativas. As autoras e autores do Cemaden de instituições parceiras: Carla Gracioto Panzeri, Patrícia Mie Matsuo, Rachel Trajber, Débora Olivato, Maria Francisca A. Velloso, Anderson Mululo Sato, Rejane Lucena, Milene Soares Barbosa e Anderson Guerra Pinheiro.
O outro capítulo intitulado “Jovens na composição de diálogos cartografados sobre prevenção de desastres” mostra os resultados da experiência de Cartografia Social, com algumas narrativas da oficina de História Oral. São descritos os conceitos científicos básico para o planejamento da oficina e a área de estudo para a atividade de campo, realizada na voçoroca do Sacavém, bairro de São Luís (Maranhão). São descritas ações e o passo a passo da cartografia social, com o objetivo de prover um guia metodológico, apresentando os resultados, conclusões e recomendações. Participaram da composição desse capítulo as pesquisadoras e pesquisadores : Débora Olivato, Liana Oighenstein Anderson, Patrícia Mie Matsuo, Ulisses Denache Vieira Souza, Victor Marchezini e Rachel Trajber.
O e-book já está disponível, gratuitamente, para acesso no site da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru – SP, no link:
Fonte: Ascom/Cemaden