Os pluviômetros foram sorteados às escolas como uma das modalidades de premiação da Campanha#AprenderParaPrevenir 2016, pela inscrição de trabalhos e projetos desenvolvidos para a prevenção e redução de desastres socioambientais. Neste ano, na 2ª edição da campanha, lançada pelo Projeto Cemaden Educação, as inscrições de trabalhos e projetos vão até o próximo dia 22 de setembro.
Com a participação de alunos, professores e Defesas Civis Municipais, a equipe do Cemaden Educação – projeto desenvolvido, desde 2014, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – fez a entrega dos quatro pluviômetros semiautomáticos sorteados, como premiação, às escolas participantes da Campanha#AprenderParaPrevenir de 2016.
Foram entregues os pluviômetros semiautomáticos sorteados às escolas estaduais Prof. Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel (de Itu-SP) ; a E.E. Alexandre Fleming (de Vargem Grande do Sul -SP). No mês de agosto e início de setembro, receberem os pluviômetros as escolas EM Cora Coralina, em Mauá e a Escola Estadual Santo Dias da Silva, em São Paulo-SP.
Participação dos alunos e das Defesas Civis municipais
Em Mauá e na cidade de São Paulo, na cerimônia de entrega dos equipamentos nas escolas, a montagem do pluviômetro foi realizada por grupos de alunos da escola. A equipe do Cemaden Educação fez a apresentação aos professores, coordenadores e diretores das atividades para a percepção, prevenção e redução de risco de desastres do Projeto Cemaden Educação. Também, foi mostrada a importância do pluviômetro semiautomático como instrumento de ensino-aprendizagem para todas as disciplinas escolares.
Um fato que se destacou durante a entrega dos pluviômetros foi a presença dos parceiros da 1ª edição da Campanha e das Defesas Civis Municipais, as quais trouxeram dados e a realidade local, criando, assim, o início de uma relação entre as escolas e Defesa Civil municipal.
A Defesa Civil de Mauá se colocou à disposição da escola para atividades teóricas e de campo, além de combinar a frequência da entrega dos dados do pluviômetro coletados pelos alunos. Nesse município, na Escola Cora Coralina, a entrega dos pluviômetros contou com a participação da Defesa Civil de Mauá, das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente.
Na capital de São Paulo, na Escola Estadual Santo Dias da Silva, a entrega dos pluviômetros teve a participação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Paulo, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e da Diretoria de Ensino Sul 3.
Ambas escolas foram convidadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que o Cemaden Educação está organizando em parceria com o INPE e a UNESP.
No ano passado, 110 (cento e dez) escolas do Brasil compartilharam suas boas práticas na prevenção de desastres naturais, inscrevendo seus trabalhos e projetos. Todas as experiências e compartilhamento das boas práticas dessas escolas estão disponibilizadas no link do site do Cemaden Educação :
http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2016
Campanha#AprenderParaPrevenir 2017
Neste ano, com o tema “Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais”, a 2ª edição da Campanha#AprenderParaPrevenir abriu as inscrições, também, para participação das Defesas Civis que atuam junto às escolas, além da participação das comunidades escolares e das escolas de Ensino Básico. A premiação será com o sorteio de 10 (dez) pluviômetros semiautomáticos aos participantes da campanha.
Os relatos dos trabalhos e atividades desenvolvidas ou projetos futuros, dentro da temática de desastres naturais, tem o prazo para inscrição até o próximo dia 22 de setembro.
Mais informações sobre a campanha e formulário para as inscrições estão no link: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2017