“Mitigação de riscos de desastres: experiências municipais” foi a temática abordada na Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em transmissão ontem (dia 7) pelo Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden. No debate foram apresentados projetos e experiências de trabalhos de prevenção e de redução de riscos de desastres, nas áreas vulneráveis das cidades de Recife (PE) e de Belo Horizonte (MG).
Elaine Hawson, gerente-geral de Engenharia da Defesa Civil de Recife (PE), apresentou o Programa Parceria, com as etapas do processo de realização de obras de prevenção nas áreas de risco nas encostas urbanas, em parceria com a comunidade. “As obras de recuperação dos locais de risco de desastres nas encostas urbanas melhoraram as condições de vida das famílias moradoras dos morros e das áreas planas, próximas às encostas.”, afirma Elaine Hawson, mostrando a eficiência do projeto de parceria entre o poder público e a população.
Alice Chagas, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (URBEL), apresentou os trabalhos realizados junto aos núcleos comunitários para a conscientização de vulnerabilidade e de resiliência, frente aos riscos de desastres de inundações e deslizamentos de encostas. “Para o desenvolvimento da cultura de prevenção e diminuição de riscos de desastres, o importante é trabalhar com a população para identificação e conhecimento desses riscos.”, destaca Alice Chagas, mostrando os desafios de capacitação e transformação de pessoas em multiplicadoras de informações.
Série de Debates promove o intercâmbio de experiências municipais dentro do Projeto ELOS
Desde fevereiro deste ano, quando foi lançado o Projeto ELOS – desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) – por meio de cooperação internacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – em parceria com o Cemaden, a Série de Debates têm convidado diversas Defesas Civis e instituições municipais do País para o intercâmbio de experiências e ações relacionadas com a redução do risco de desastres.
O Projeto ELOS está realizando a pesquisa municipal em proteção e defesa civil. Na primeira fase da pesquisa, as defesas civis municipais podem responder o questionário online a ser enviado pela equipe de pesquisa do Cemaden ou pelas Defesas Civis Estaduais, que estão ajudando na mobilização do projeto desenvolvido pela Sedec. “Até o dia 07 de abril, 1.677 municípios brasileiros já haviam respondido o questionário online. Ainda dá tempo de participar”, explica Silvia Saito, uma das pesquisadoras da equipe do Projeto ELOS. A coleta e análise das informações e dados sobre necessidades e capacidades das defesas civis municipais estão sendo feitas pela equipe de pesquisadores do Cemaden, aplicando metodologias científicas.
O moderador da Série de Debates e coordenador do Projeto ELOS, Victor Marchezini, explica que a partir do diagnóstico das necessidades e capacidades será elaborada uma proposta de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros. “Esperamos que os resultados da pesquisa científica sejam úteis para subsidiar políticas públicas que fortaleçam ainda mais os elos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC). É importante lembrar que proteção e defesa civil somos todos nós, somos os elos desse sistema”, explica Marchezini.
Defesas civis municipais interessadas em participar da pesquisa podem se cadastrar no formulário disponibilizado pelo link: https://forms.gle/dVrqNVanZchT6pzx9.
A Série de Debates – “Ciência, Riscos e Desastres”. Mitigação de riscos de desastres: experiências municipais”, na íntegra, está disponível no Canal YouTube da Série de Debates Cemaden pelo link : https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w
Nesse canal, pode-se inscrever no Canal para receber os lembretes das próximas palestras.
Fonte : Ascom/Cemaden