Capa » Monitoramento » Impactos de Extremos de Secas e Fogo no Bioma Pantanal: Outubro/2020

Impactos de Extremos de Secas e Fogo no Bioma Pantanal: Outubro/2020

Atualização das condições de seca e fogo pelo Brasil. Nesse número, os principais impactos de extremos de secas e fogo no Bioma Pantanal. Destaque para os impactos nas áreas agroprodutivas, áreas de vegetação natural, unidades de conservação, terras indígenas e demais uso e cobertura da terra.

Índice Integrado de Secas (IIS)

O IIS-3 (escala de 3 meses) referente a 10 de outubro (direita) aponta para condições de seca extrema a excepcional em grande parte do Bioma Pantanal. Em relação às condições observadas em  25 de setembro (esquerda), verifica se a intensificação da seca em toda a região. 

Áreas Afetadas

De acordo com a média do VHI entre os meses de julho a setembro de 2020, os municípios de Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço apresentaram mais de 80% de suas áreas agroprodutivas afetadas pela seca.  O mapa abaixo mostra as principais coberturas afetadas pela seca (verde a floresta, em cinza Formação Campestre e em amarelo Agropecuária).

Os dados mostram que o número de imóveis rurais afetados pelo fogo cresceu nos últimos três meses. No mês de julho 6% dos minifúndios (12) e 27% das grandes propriedades (180) da região estavam com foco de fogo, já em setembro esses número subiram para 59% (129) e 39% (262), respectivamente.

Fontes: Mapbiomas Coleção 5.0; CAR, atualização 05/02/2019; Focos de fogo VIRRS até dia 16/09/2020.

Queimadas e incêndios florestais

Em 2020 observa se um aumento de 194 de ocorrência de focos em relação a 2019 e de 545 em relação a média entre 2014 e 2018.

Focos de fogo (VIIRS):

As formações florestais foram as mais afetadas pelo fogo nos últimos dois meses, seguido das formações campestres.

 

Distribuição espacial de focos de fogo

A ocorrência de queimadas e incêndios florestais no Bioma já afetaram grandes extensões da região norte e oeste. A distribuição espacial dos focos está de acordo com o Índice Integrado de seca, que aponta que os locais de maiores ocorrências, estão em condições de seca severa e extrema. Até a data de 16/09/2020 não observou se diminuição da ocorrência de focos de fogo na região. Pequenos e grandes proprietários rurais, assim como áreas protegidas estão sendo severamente impactados pelo fogo. São necessárias medidas urgentes para combater e coibir novos pontos de ignição no bioma!

REGISTRO DE IMPACTOS: Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .

Para mais informações fale conosco:
secas@cemaden.gov.br, griif@cemaden.gov.br 
MAP-Fire  Publicação Completa

 

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – SETEMBRO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  SETEMBRO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …