Capa » Eventos » Workshop Mobilização para Ordenação e Viabilização de Espaços Urbanos Resilientes

Workshop Mobilização para Ordenação e Viabilização de Espaços Urbanos Resilientes

Natureza do evento: Workshop Internacional, Seminário e Palestra.

Objetivo: Reunir especialistas nacionais e internacionais para consolidar a cooperação em torno de mecanismos envolvendo a prevenção de desastres ambientais e o fortalecimento de ações de adaptação e resiliência urbana.

Resumo do evento: O estabelecimento de metas e prioridades é fundamental para a articulação de investimentos em ações futuras de prevenção de desastres e resiliência urbana. Entretanto, o marco de referência para o fortalecimento de ações de adaptação e consequente melhoria da capacidade de resposta em favor da resiliência urbana deve ser estabelecido a partir de interações com as comunidades locais, organizações municipais, defesas civis e redes urbanas, em uma estrutura integrada que vise renovar e consolidar novas perspectivas de planejamento urbano. É a partir dessa ótica que pretendemos discutir questões pertinentes ao planejamento, ao gerenciamento e a prevenção de desastres em áreas urbanas.

Justificativa: O evento contribuirá para o intercâmbio de informações técnicas e científicas aliando-se as experiências locais de Prefeituras e corpos técnicos da Defesa Civil, contribuindo para o avanço e aprimoramento dos sistemas de planejamento e gestão de riscos de desastres no meio urbano, visando consolidar alternativas que favoreçam a cooperação em torno de mecanismos de prevenção envolvendo ações de adaptação e resiliência urbana.

Período de realização do evento: 21 a 23 de agosto de 2018

Local: CEFE – Centro de Formação do Educador

Endereço: Av. Olivo Gomes, 250 – Santana, São José dos Campos – SP

Telefone: (12) 3904-2900

Palestra na UFABC – Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Data: 24 de agosto de 2018 (sexta-feira)

Local: UFABC (Campus Santo André, Bloco A, Auditório A 110-0)

Organização: Andrea Young e José A. Marengo (Cemaden Pesquisa e Desenvolvimento) Andrea Sundfeld e Ronaldo Madureira (Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade – Prefeitura Municipal de São José dos Campos)

Organização na UFABC: Prof. Andrea Cardoso

Apoio Financeiro: Este workshop contou com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no âmbito do Projeto Jovem Pesquisador 2015/24099-1 e Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica 2017/24467-6.

Este workshop também contou com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, Fase 2, no âmbito do Subsidio CNPq 465501 / 2014-1, e do Subsidio FAPESP 2014/ 50848-9; Subsídio de Coordenação Nacional de Ensino e Treinamento de Alto Nível (CAPES) 16/2014.

Apoio Técnico: Silvia Saito (Cemaden Pesquisa e Desenvolvimento)

Apoio Logístico: Selma Flores, Damaris Araujo, Sueli Rosa, Josiane Rosa (Cemaden)

Parceria: Cemaden, Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Fapesp, INCT-MCTI, e Curso de Pós-graduação da UFABC em Ciência e Tecnologia Ambiental

Público-alvo:  Universidades, Prefeituras, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Instituições Públicas e Privadas

Confira também

Programação atividades do Cemaden no SBPC

O Cemaden participará da Expo T&C da SBPC, entre os dias 23 e 28 de …