Capa » Noticias » Inundação severa na Região Norte e intensificação da seca no centro-sul do Brasil são apontadas pelo Cemaden

Inundação severa na Região Norte e intensificação da seca no centro-sul do Brasil são apontadas pelo Cemaden

O Boletim Mensal de Impactos de Extremos de Origem Hidrogeo-Climático em Atividades Estratégicas para o Brasil, elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) –  e divulgado ontem (11 de maio), destaca que alguns rios do Estado do Amazonas ( como o rio Negro, em Manaus  e o rio Solimões, em Manacapuru) ultrapassaram a cota de inundação severa, ocasionando diversos impactos à população local. Já na área do centro-sul do Brasil, o mês de abril apontou uma intensificação da seca, comparado ao mês de março.

O impacto da seca nos recursos hídricos mostra que os reservatórios do Sistema Cantareira e das Usinas Hidrelétricas (UHEs) Três Marias (rio São Francisco) e Serra da Mesa (rio Tocantins), em 30 de abril de 2021, apresentaram armazenamento de 51%, 70%, e 37%, respectivamente. Considerando um cenário hipotético de chuvas na média, no trimestre de maio a julho, a projeção de vazão afluente média nesses reservatórios ficará abaixo da média do período (em 69%, 51% e 81%), com armazenamento no final de julho em 46%, 58% e 39%, respectivamente.

Com relação ao monitoramento e emissão de alertas pela Sala de Situação do Cemaden, no mês de abril de 2021, foram enviados 124 alertas, com 45 ocorrências registradas em municípios monitorados, sendo 23 de risco geológico e 22 de risco hidrológico. A maioria dos alertas enviados e ocorrências de desastres geo-hidrológicos foi para a Região Nordeste do País.

A edição completa do Boletim Mensal de Impactos de Extremos de Origem Hidrogeo-Climático em Atividades Estratégicas para o Brasil, do Cemaden/MCTI apresenta a avaliação das ocorrências e alertas para desastres naturais de origem hidro-geo-climático (inundações, enxurradas e movimento de massa) para o mês de abril de 2021,  além do diagnóstico e cenários dos extremos pluviométricos (secas e inundações) e seus impactos, em diferentes setores econômicos do Brasil, para o trimestre de maio a julho de 2021.

Os Boletins  Mensais de Impactos ficam disponibilizados no site do Cemaden, com acesso pelo link :

http://www2.cemaden.gov.br/categoria/monitoramento/boletim-de-impactos/

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …