Capa » Noticias » Lançada bolsa de pós-doutorado do CNPq para pesquisa no Cemaden em risco de desastres naturais

Lançada bolsa de pós-doutorado do CNPq para pesquisa no Cemaden em risco de desastres naturais

Uma bolsa de estudo para pós-doutorado está disponível para o Projeto “Análise de mudanças no risco de desastres naturais no sudoeste da Amazônia”, a ser desenvolvido no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – pesquisa no contexto do programa Climate Science for Service Partnership Brazil (CSSP-Brasil).

A bolsa de estudo é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem as inscrições abertas aos interessados até o próximo dia 4 de julho.

O bolsista desenvolverá pesquisa tendo como objetivo a identificação de alterações nas probabilidades de excedência de limiares de impactos de secas e cheias no sudoeste da Amazônia.

O candidato deve ter título de doutor em uma das seguintes áreas: Meteorologia, Hidrologia, Geografia Física ou Física, com experiência no uso de projeções de modelos do IPCC e com sólidos conhecimentos em processamento e visualização de dados geofísicos (séries temporais, reanálises, dados climatológicos) por meio de linguagem de programação. Também deve ter sólidos conhecimentos de Estatística.

Considerando que são esperadas colaborações ativas com parceiros do Cemaden no Reino Unido, o candidato deve ter fluência oral e escrita na língua inglesa. Para o processamento de dados de conjuntos de modelos disponíveis e interação entre os integrantes da pesquisa, poderá surgir a necessidade do bolsista permanecer por um período de dias ou semanas no UK Met Office.

Após a seleção, as atividades de pesquisa do bolsista serão iniciadas partir de 1º de agosto deste ano, na sede do Cemaden, localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no estado de São Paulo. A vigência da bolsa de estudo é de um ano, podendo ser renovado por mais dois períodos de 12 meses cada um, totalizando, no máximo, 36 meses de duração.

Inscrições

Os candidatos devem enviar e-mail com o título “Pos-Doc CSSP-Brasil CEMADEN” para conrado.rudorff@cemaden.gov.br, anexando os seguintes arquivos:

1) Curriculum Vitae;

2) Carta descrevendo sua formação profissional e alinhamento de seu perfil com as qualificações descritas acima;

3) Descrição de sua motivação em participar neste projeto;

4) Fornecer três nomes de referência profissional que poderão ser contatados pela comissão julgadora.

As inscrições encerram-se no próximo dia 4 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo link do CNPq: http://cnpq.br/bolsas-no-pais

 

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …