Capa » Noticias » Ministro do MCTI inaugura novas instalações e Radar Meteorológico no evento de celebração aos 10 Anos do Cemaden

Ministro do MCTI inaugura novas instalações e Radar Meteorológico no evento de celebração aos 10 Anos do Cemaden

Foto: Ascom/Cemaden

O ato cerimonial dos “10 Anos Cemaden” – no dia da criação do Cemaden (1º de julho) –  contou com homenagens aos servidores e instituições, inaugurações das novas instalações, do Radar Meteorológico e lançamento da pedra fundamental da futura sede permanente do Cemaden.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, esteve, presencialmente, nesta quinta-feira (01 de julho) na cerimônia de aniversário dos 10 Anos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP), inaugurando as novas instalações, o Radar Meteorológico e o lançamento da pedra fundamental da futura sede permanente do Cemaden, no Parque Tecnológico, na área doada pela prefeitura municipal ao governo federal. Na cerimônia, também foram feitas homenagens aos servidores, apresentado o vídeo sobre a história e linha do tempo do Cemaden. A cerimônia teve transmissão simultânea ao público e convidados, disponibilizada nos sites e redes das instituições do MCTI.

Na cerimônia, o ministro afirmou que o Cemaden/MCTI cumpre o papel de salvar vidas, destacando, também, a relevância da atuação em um cenário de mudanças climáticas no planeta, com diversos efeitos. “Esse trabalho do Cemaden no monitoramento e alertas de desastres é feito de forma única, com qualidade, técnica e ciência.” Também enfatizou que a Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Educação, formam a base de sustentação de todos os países desenvolvidos e que o Brasil tem suas capacidades e recursos naturais, na produção de conhecimentos, riqueza e desenvolvimento para a transformação da qualidade de vida.

O diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, afirmou que trabalho de monitoramento e emissão de alertas tem uma metodologia inovadora, não existente em outros países com instituições similares. Destacou, entre essas inovações de monitoramento e cita três diferenciais: “Primeiro,  o do mapeamento das áreas de risco pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM); segundo,  a rede observacional própria do Cemaden para observação e monitoramento das áreas de risco, e, em terceiro, a equipe multidisciplinar na área de monitoramento e pesquisas.” Ressaltou o papel relevante dos recursos humanos e da equipe multidisciplinar da instituição, que nos últimos 10 anos emitiu cerca de 15 mil alertas de desastres. Informou que média de pessoas que morreram por desastres naturais no Brasil, nos últimos 10 anos diminuiu, em mais de 50%. “Isso é resultado de um trabalho articulado com diversas instituições.”, afirmou o   diretor do Cemaden.

O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, enfatizou os serviços prestados pelo Cemaden na região e no Brasil. “ O Cemaden aplica a Ciência, Tecnologia e Inovação à prevenção de desastres naturais, principalmente, às comunidades mais vulneráveis. Sentimos orgulho em fazer parte dessa grande rede de salvar vidas”, afirma o prefeito, lembrando, também, do trabalho de parceria entre Cemaden e a Prefeitura no comitê de enfrentamento da Covid, no trabalho de mapeamento da pandemia no município. Parabenizou as articulações empreendedoras das parcerias para a implantação do Radar Meteorológico no Parque Tecnológico no município, como exemplo de empreendedorismo para a cidade e para o País.

Radar

O Radar Meteorológico Banda S em Estado Sólido foi desenvolvido pela empresa IACIT Soluções Tecnológicas S.A, em parceria com o Cemaden/MCTI. Com área de cobertura de 400 quilômetros de raio, o radar vai fornecer informações precisas sobre eventos meteorológicos severos, que são relevantes para subsidiar o monitoramento das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas e algumas cidades do Sul fluminense e mineiro.

Os dados gerados pelo Radar Meteorológico 0200, agregados a informações providas por pluviômetros, estações hidrológicas e sensores geotécnicos, além de outros instrumentos instalados em áreas de risco, permitem que o Cemaden/MCTI aumente sua capacidade de prevenção de desastres e emita alertas antecipados para subsidiar municípios atingidos, que são encaminhados para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MDR).

Homenagens

A cerimônia de inauguração contou com a apresentação de um vídeo sobre a história do Cemaden/MCTI. Além disso, placas de homenagem foram entregues a representantes de instituições parceiras e também a duas servidoras com 10 anos de serviços prestados ao centro: a diretora substituta e coordenadora de Relações Institucionais da unidade de pesquisa, Regina Alvalar, e a servidora Graziela Balda Scofield, representando os servidores do Cemaden.

A cerimônia também contou com a participação do diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marcelo Nunes da Silva; do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim; e da secretária de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio Marcos de Nardin; do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, Armin Braun, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR);  do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Cel. Walter Nyakas Júnior e do diretor da IACIT -Soluções Tecnológicas, Luiz Teixeira.

História

O Cemaden/MCTI completa 10 anos de criação com a missão de desenvolver e disseminar conhecimentos cientifico-tecnológicos e realizar o monitoramento e a emissão de alertas de desastres geo-hidrológicos. Em 2011, o Brasil não contava, ainda, com uma rede específica de sensores para o monitoramento de áreas vulneráveis a desastres.

O MCTI e o Cemaden, além de um significativo número de parceiros, definiram, adquiriram e viabilizaram a implementação, em tempo recorde de três anos, de uma rede nacional composta por mais de 5 mil sensores, incluindo diversos equipamentos, como radares meteorológicos, pluviômetros telemétricos, estações hidrológicas, sensores geotécnicos, estações agrometeorológicas e plataformas para monitoramento de chuvas e água no solo. O esforço incluiu ainda o estabelecimento de vários acordos de parcerias com instituições federais, estaduais e municipais, o que permitiu também criar uma base de dados única.

A  transmissão da cerimônia e a Programação de outros eventos dos “10 Anos Cemaden” estão disponibilizadas no Portal do Cemaden pelo link:  https://www.gov.br/mcti/pt-br/rede-mcti/cemaden/conteudo/10-anos-cemaden/

Fonte: Ascom/Cemaden com Ascom/MCTI

 

Fotos Ascom/Cemaden –  Cerimônia 10 Anos Cemaden – Inaugurações

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …