Capa » Pesquisa » Modelagem de estabilidade de encostas com dados geotécnicos e topográficos para previsão de áreas suscetíveis a escorregamentos rasos

Modelagem de estabilidade de encostas com dados geotécnicos e topográficos para previsão de áreas suscetíveis a escorregamentos rasos

Apresentação

A previsão de movimentos de massa induzidos por eventos climáticos é uma prática necessária ao monitoramento de desastres naturais que pressupõe a setorização de encostas que apresentam níveis de segurança baixo, onde é possível dirigir ações voltadas à observação em tempo real dos fatores imediatos na deflagração de escorregamentos por intermédio de instrumentação geotécnica e pluviométrica.

Estudos de estabilidade de taludes naturais baseados em abordagens mecânicas e geotécnicas foram desenvolvidos com base nas características físicas do meio que são quantificadas e aplicadas em modelos matemáticos tal como o modelo de estabilidade de talude infinito baseado na Lei de Mohr-Coulomb.

A integração do modelo de estabilidade de taludes com o modelo hidrológico baseado na análise do fluxo da água em meio poroso, permitiu o desenvolvimento de métodos que permitem avaliar o fator de segurança em função das características topográficas, geotécnicas e pluviométricas, que atualmente podem ser analisadas no espaço através de modelos digitais de terreno (MDT) e sistemas de informação geográfica (SIG).

Modelos como o Shallow Landsliding Stability Model – SHALSTAB (Montgomery; Dietrich, 1994) e Stability Index Mapping – SINMAP (Pack et al, 1998) são exemplos de ferramentas SIG voltadas a análise de estabilidade de taludes que utiliza o modelo de talude infinito acoplado ao modelo hidrológico, permitindo o mapeamento de setores críticos de encostas a partir da entrada de variáveis de relevo, clima e solo.

O resultado revela a setorização em locais onde é esperada a ação potencial da infiltração com redução da poro-pressão negativa e coesão aparente, e aumento das tensões cisalhantes, consequentemente, áreas de maior suscetibilidade a ruptura da encosta.

Sendo assim, estas áreas podem ser direcionadas a instalação de sensores de umidade do solo que possibilitam o monitoramento em diferentes horizontes de solo, e de sensores de deslocamento superficial do solo, ambos associados com dados de pluviômetros automáticos.

Pesquisador Marcio Roberto M. de Andrade

Possui graduação em Geologia, Bacharel (1990) e Licenciatura (2005) pelo Instituto de Geociencias – Universidade de São Paulo, Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Faculdade de Filosofia Letras Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Pesquisador da Área de Geodinâmica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTI. Experiência na área de mapeamento geológico-geotécnico e uso da terra, sensoriamento remoto e SIG, atuando na linha de análise e modelagem de processos de movimentos de massa, condicionantes geotécnicos e topográficos, e implantação da rede de observação geotécnica do Cemaden.

Informações científicas: 

Email: marcio.andrade@cemaden.gov.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4500089773487570 

 

Confira também

Geoprocessamento aplicado a análise dinâmica de Impactos potenciais de inundações em mobilidade urbana

A mensuração de impactos potenciais (pré-evento) é parte fundamental na construção de cenários, representando valiosa …