Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados e produção de boletins, como parte do ensino interdisciplinar de Geografia, Matemática e Ciências.
Um sensor que mede a qualidade do ar foi instalado na Escola Estadual Diácono Hamilton Bontorin de Souza, na zona norte de São José dos Campos, SP, como parte do projeto “Tecnologias educacionais inovadoras para abordagem interdisciplinar na redução de risco de desastres socioambientais”. O projeto é desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – em parceria com professores da Escola Estadual Diácono Hamilton Bontorin de Souza e da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), no âmbito do Programa Ciência na Escola/CNPq/MCTI.
“Um dos objetivos do projeto é estimular o uso de dados ambientais no ensino interdisciplinar de Geografia, Matemática e Ciências”, explica Silvia Saito, pesquisadora do Cemaden e coordenadora do projeto. “Além dos dados de qualidade do ar e temperatura desse sensor, também estão previstas atividades com uso de dados de precipitação e focos de calor de outras bases”, complementa a pesquisadora.
Seguindo a abordagem de ciência cidadã, os alunos realizarão o registro e análise dos dados, bem como a produção de boletins. O material produzido será utilizado nas demais atividades do projeto, que incluem a produção de jogos e maquete.
Os dados desse sensor estão disponíveis em tempo real na plataforma Purple Air, uma rede mundial de coleta de dados, que usa o princípio de “internet das coisas”, ou seja, objetos que comunicam entre si por estarem conectados à internet.
Segundo a pesquisadora Liana Anderson, integrante da equipe do projeto, “Os estudantes poderão estudar os fatores que impactam a qualidade do ar, comparando os dados coletados, localmente, com aqueles de outras cidades, por exemplo do Acre, que também contam com esses sensores”. Além dos dados de qualidade do ar, pode-se observar os dados de temperatura e umidade detectados pelo sensor da escola.
O projeto prevê atividades voltadas para alunos do ensino fundamental e médio, que serão desenvolvidas até 2022. Para Jobair Rangel, professor de Geografia da Escola Estadual Diácono Hamilton Bontorin de Souza, “o equipamento instalado na escola pode despertar o interesse dos alunos, ao verificarem como a poluição ou as queimadas podem influenciar na qualidade do ar”.
Os dados do sensor podem ser acessados em:
https://www.purpleair.com/map?opt=1/mAQI/a10/cC0#10.23/-23.2093/-45.8427
Fonte: Ascom/Cemaden