Capa » Monitoramento » Monitoramento de Seca para o Brasil » MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – MAIO/2020

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – MAIO/2020

SUMÁRIO

SUMÁRIO

De acordo com o Índice Integrado de seca (IIS) para o mês de maio, verifica-se intensificação nas condições de seca, principalmente nas regiões Sul, Sudeste (estado de São Paulo) e Centro-Oeste (estado do Mato Grosso do Sul). Em termos da duração de seca, contabilizada pelo Índice Padronizado de Precipitação (SPI), nota-se duração superior a 3 meses consecutivos, em áreas da região Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Com relação aos impactos da seca nos recursos hídricos, destacam-se os reservatórios do Sistema Cantareira, operando, em 31 de maio de 2020, com aproximadamente 58%, reduzindo ligeiramente seu volume útil armazenado durante o mês de maio. O reservatório da UHE de Três Marias (rio São Francisco) operou, na mesma data, com 95% do volume útil. E o reservatório da UHE de Serra da Mesa (rio Tocantins) operou com 37%, apresentando um ligeiro incremento durante o mês.

De acordo com a avaliação dos impactos da seca em áreas de atividades agrícolas e/ou pastagens em estabelecimentos rurais, por meio do índice VHI, apenas 3 municípios na região nordeste apresentaram pelo menos 50% de suas áreas de uso impactadas no mês de maio. Por outro lado, na região sul, 283 municípios apresentaram acima de 80% de suas áreas de uso impactadas no mês de maio. Os estados do Paraná (121) e Rio Grande do Sul (129) são os que concentraram o maior número desses municípios. No estado de São Paulo, 92 municípios apresentaram pelo menos 40% de suas áreas de uso impactadas no mês de maio.

O mapa de risco de seca para a agricultura familiar é elaborado mensalmente a partir das variáveis físicas de ameaça de seca, tais como o déficit de precipitação, umidade do solo e índice de vigor vegetativo, combinadas com informações sobre as vulnerabilidade e capacidades locais da agricultura familiar (https://www2.cemaden.gov.br/risco-de-seca-na-agricultura-familiar-maio2020). O mapa referente ao mês de maio mostra risco entre muito baixo e moderado, para os municípios com calendário agrícola JFMAM e AMJJ.

As condições climáticas que suportam a manutenção de um estado de atenção (boletim de Março/2020) não se alteraram substantivamente: i) o monitoramento por meio do IIS indica que a situação da seca se agravou em alguns estado da região sul e Centro-Oeste; ii) as previsões subsazonais indicam cenário de pouca chuva até o início de Julho e há chances não desprezíveis de um cenário de longo termo desfavorável para as chuvas, devido à potencial configuração de uma La Niña até o final deste ano (2020).

1. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  MAIO/2020

 

Saiba mais sobre o Índice Integrado de Seca (IIS)

Saiba mais sobre o Índice Integrado de Seca (IIS)

O Índice Integrado de Seca (IIS) consiste na combinação do Índice de Precipitação Padronizada (SPI) com o Índice de Suprimento de Água para a Vegetação (VSWI) ou com o Índice de Saúde da Vegetação (VHI), ambos estimados por sensoriamento remoto. Para integrar o IIS, o SPI é calculado a partir de dados observacionais de precipitação disponíveis no CEMADEN, no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Centros Estaduais de Meteorologia. O cálculo do SPI é baseado na formulação proposta por Mckee et al. (1993), considerando as escalas de 3, 6 e 12 meses, obtendo-se o produto final na resolução espacial de 5km. O IIS possui as seguintes classes: condição normal (6), seca fraca (5), seca moderada (4), seca severa (3), seca extrema (2) e seca excepcional (1).

2.MONITORAMENTO DOS IMPACTOS DA SECA: RECURSOS HÍDRICOS

Os reservatórios do Sistema Cantareira operaram, no dia 31 de maio de 2020, com aproximadamente 58,4% da sua reserva hídrica. No mês de maio de 2020, a vazão média afluente a estes reservatórios foi 13 m³/s, o que representa 36% da média histórica para este mês. A partir da simulação de cenários de vazão para os próximos meses, o modelo hidrológico PDM/Cemaden sugere que, considerando precipitações em torno da média climatológica, as vazões se manterão próximas a 68% da média histórica do trimestre JJA (Para mais detalhes, consulte o relatório na íntegra: http://www2.cemaden.gov.br/situacao-atual-e-projecao-hidrologica-para-o-sistema-cantareira-01062020/).

O reservatório da UHE de Três Marias operou, em 31 de maio de 2020, com 95% de seu volume útil armazenado. No mês de maio de 2020, a vazão média afluente a este reservatório foi 387 m³/s, o que representa 95% da média histórica para este mês. Cenários de vazão simulados para este reservatório apontam que, considerando precipitações em torno da média climatológica no trimestre JJA, a vazão poderá ficar em torno de 81% da média histórica do período (Para mais detalhes, consulte o relatório na íntegra: http://www2.cemaden.gov.br/situacao-atual-e-projecao-hidrologica-para reservatorio-tres-marias-04062020/).

O reservatório da UHE de Serra da Mesa apresentou, no dia 31 de maio de 2020, aproximadamente 37,5% do seu volume útil armazenado. No mês de maio de 2020, a média de vazão natural excedeu em 20% a média histórica para este mês. A simulação de cenários de vazão natural para este reservatório no trimestre JJA, considerando precipitações em torno da média climatológica, sugerem que a média de vazão se mantenha em torno de 15% acima da média histórica desse período. (Para mais detalhes, consulte o relatório na íntegra: http://www2.cemaden.gov.br/situacao-atual-e-projecao-hidrologica-para-o-reservatorio-de-serra-da-mesa-bacia-do-rio-tocantins-02062020/).

3. MONITORAMENTO DOS IMPACTOS DA SECA: VEGETAÇÃO E AGRICULTURA
Mapa de Índice da Saúde da Vegetação (VHI) para o Brasil referente ao mês de maio e gráfico das áreas impactadas pela seca por região (áreas com VHI < 30).

Saiba mais sobre o Índice de Saúde da Vegetação (VHI)

Saiba mais sobre o Índice de Saúde da Vegetação (VHI)

O Índice de Saúde da Vegetação (VHI) da NOAA/NESDIS é calculado a partir de dados do Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI, sigla em inglês) e temperatura de brilho, devidamente calibrados e filtrados, resultando da composição de dois sub-índices, o VCI (Vegetation Condition Index) e o TCI (Temperature Condition Index). O NDVI e a temperatura de brilho apresentam dois sinais ambientais distintos, o de resposta lenta do estado da vegetação (clima, solo, tipo de vegetação) e o de resposta mais rápida relacionado com a alteração das condições atmosféricas (precipitação, temperatura, vento, umidade). Este índice permite identificar o início/fim, área afetada, intensidade e duração da seca e sua relação com os eventuais impactos.

3.1 – MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SECA NA REGIÃO NORDESTE
Índice Integrado de Seca (IIS) por município para a região Nordeste: Maio/2020
FAÇA O DOWNLOAD DADO DO IIS

A avaliação do IIS para o mês de maio em relação ao mês anterior (abril):

  • Seca Fraca:redução de 64 para 76 municípios.
  • Seca Moderada: redução de para 9 municípios.
  • Seca Severa: manteve 1 município.
  • Seca Extrema: manteve 0 município.
  • Seca Excepcional: manteve 0 município.
  • AL
  • SE 
  • MA
  • CE
  • RN 
  • PE
  • PB
  • BA 
  • ES
  • MG
  • PI
Clique na imagem para ampliar.

 

Clique na imagem para ampliar.

 

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 

Estimativa das Áreas Agroprodutivas Afetadas por Município: Maio/2020

 

Água disponível no solo – Média por microrregiões: Maio/2020

Risco de Seca na Agricultura Familiar

O mapa de risco de seca para a agricultura familiar é elaborado mensalmente a partir das variáveis físicas de ameaça de seca, tais como o déficit de precipitação, umidade do solo e índice de vigor vegetativo, combinadas com informações sobre as vulnerabilidade e capacidades locais da agricultura familiar. O mapa referente ao mês de maio mostra risco entre muito baixo e moderado, para os municípios com calendário agrícola JFMAM e AMJJ.

Para mais detalhes, consulte o relatório na íntegra: https://www2.cemaden.gov.br/risco-de-seca-na-agricultura-familiar-maio2020.

3.2 – MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SECA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Índice Integrado de Seca (IIS) por município para o estado de São Paulo: Maio/2020

 

A avaliação do IIS para o mês de maio em relação ao mês anterior (abril):

  • Seca Fraca: redução de 274 para 104 municípios.
  • Seca Moderada: aumento de 73 para 245 municípios.
  • Seca Severa: aumento de 26 para 227 municípios.
  • Seca Extrema: aumento de 1 para 23 municípios.  
  • Seca Excepcional: 0 município.
Porcentagem de áreas agroprodutivas afetadas pela Seca: 

d) MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SECA NA REGIÃO SUL
Índice Integrado de Seca (IIS) por município para a região Sul: Maio/2020

 

A avaliação do IIS para o mês de maio em relação ao mês anterior (abril):

  • Seca Fraca:aumento de 27 para 302 municípios.
  • Seca Moderada: redução de 467 para 447 municípios
  • Seca Severa: redução de 344 para 332 municípios.
  • Seca Extrema: redução de 164 para 64 municípios.
  • Seca Excepcional: redução de 27 para 1 município.
Porcentagem de áreas agroprodutivas afetadas pela Seca: 

 

4. PREVISÃO SAZONAL E SUB-SAZONAL PARA O BRASIL

Na escala climática sazonal não temos El Niño nem La Niña. A maioria das previsões consultadas preveem a manutenção deste estado de neutralidade ao menos até o outono de 2020, porém já começa a haver cenários para uma suposta La Niña ao final deste ano (2020). As previsões sazonais multi-modelo de chuva do International Research Institute e do CPTEC/INMET/FUNCEME (ambas produzidas em maio/2020) concordam em prever condições desfavoráveis para chuva nas regiões Sul e Centro-Oeste, durante o Junho-Julho-Agosto de 2020 (JJA/2020). Portanto, reforça-se o aviso de estado de atenção que vem sendo emitido para os estados da Região Sul desde março/2020. As previsões sub-sazonais indicam cenários para chuvas variando de abaixo da média a normais para as próximas semanas (até início de julho/2020) na Região Sul.

 

REGISTRO DE IMPACTOS: Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .

Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br
FAÇA O DOWNLOAD DO RELATÓRIO NA INTEGRA

 

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – JULHO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  JULHO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …