Capa » Pesquisa » Monitoramento de variáveis geotécnicas e climáticas para a implantação de sistema de alerta a movimentos de massa

Monitoramento de variáveis geotécnicas e climáticas para a implantação de sistema de alerta a movimentos de massa

Apresentação

O desenvolvimento dessa linha de pesquisa tem o objetivo principal de aperfeiçoar os critérios técnico-científicos atualmente utilizados pelo sistema de monitoramento e alertas a deslizamentos do CEMADEN, a partir do monitoramento em tempo real de variáveis climáticas e geotécnicas, por meio da instalação de sensores de precipitação, teor de umidade do solo e de deslocamento das encostas/taludes em nove áreas de risco piloto, situadas nos municípios de Nova Friburgo-RJ, Teresópolis-RJ, Petrópolis-RJ, Angra dos Reis-RJ, Mauá-SP, Santos-SP, Blumenau-SC, Recife-PE e Salvador-BA. Além disso, pretende-se realizar análises de estabilidade de taludes que contemplem simulações com diferentes cenários ambientais e antrópicos observados nas áreas de risco dos municípios piloto. Espera-se que os resultados obtidos possam aperfeiçoar os parâmetros técnicos (limiares críticos operacionais) atualmente utilizados pelo CEMADEN, por meio da implantação de limiares críticos de chuva, umidade do solo e de deslocamento de terrenos no sistema integrado de monitoramento e de alertas antecipados a deslizamentos da instituição.

Pesquisador Rodolfo Moreda Mendes

Possui graduação em Engenharia Civil pela FEIS-UNESP – Ilha Solteira (1997), mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (2001) e doutorado em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica – USP (2008). Pesquisador Científico do Instituto Geológico do Estado de São Paulo (IG/SMA) no período de Jan/2005 a Set/2014, nas áreas de Risco Geológico-Geotécnico e Desastres Naturais. Atualmente é Pesquisador Adjunto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-CEMADEN/MCTI, na área de Geodinâmica. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia e Planejamento do Meio Físico, atuando principalmente nos seguintes temas: SIG, planejamento territorial urbano e regional, cartografia temática geotécnica e ambiental, prevenção a desastres naturais, riscos geológicos-geotécnicos, solos não saturados, estudos experimentais de campo e laboratório, estabilidade de encostas e taludes, monitoramento de variáveis climáticas e geotécnicas para implantação de sistemas de alerta a escorregamentos.

Email: rodolfo.mendes@cemaden.gov.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6687470301502285

Confira também

Processos dinâmicos em Redes Complexas – vulnerabilidade e outras análises topológicas em bancos de dados geográficos

Dados de mobilidade urbana são importantes a estudos em diversas áreas, de planejamento urbano a …