Capa » Noticias » Neste sábado (28), o Projeto Ciência e Cultura explora o Sistema Solar

Neste sábado (28), o Projeto Ciência e Cultura explora o Sistema Solar

O Episódio 6 do Projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar?”, deste sábado, dia 28 de novembro, a partir das 16 horas, é todo voltado à temática do Sistema Solar, que será explorado com o cientista convidado, o astrofísico Alan Alves Brito, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e atual professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O programa é transmitido pelo Canal YouTube do Programa WASH, trazendo vários blocos que envolve ciência, diversão, música e histórias. A proposta é abranger um público amplo, que vai do infantil a adolescentes e jovens, envolvendo a família e a comunidade escolar.

A iniciativa do projeto, que foi lançado em 15 de agosto deste ano,  é do Programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), coordenado pelo pesquisador Victor Mammana, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – em parceria com o Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia. Cultural Bola de Meia. A produção conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Instituto Federal e da Câmara dos Deputados.

O Programa WASH vem atuando, também, em parceria com o Programa Cemaden Educação, integrando conteúdos e aproveitando as experiências mútuas, no sentido de levar as temáticas de desastres naturais para a escola pública, no contexto do STEAM (metodologia que inclui atividades de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Episódio 6- Sistema Solar

Neste sábado, o físico Wil Namen ajuda a refletir e aprender mais sobre o Sistema Solar. Em pauta, a diferença de estrelas e planetas, por que a Lua tem quatro fases, além de abordagens sobre as possibilidades de viver fora do planeta Terra.

Além do bate-papo científico, o Ciência e Cultura abre espaço para a Cia Cultural Bola de Meia para a abordagem lúdica sobre o tema. Os atores Jacqueline Baumgratz e Celso Pan apresentam música e história, de autoria própria, para tratar sobre o Sistema Solar com toda licença poética.

Para completar a programação, a participação da equipe do Programa WASH será com alunos da Escola Victor Meireles, em Campinas (SP). O Programa foi implantado na escola, recentemente, oferecendo oficinas para cerca de 200 alunos. Para este episódio, a apresentação envolveu os bolsistas, que são os multiplicadores do projeto.

Os episódios anteriores (01 ao 05) estão disponíveis no YouTube do Programa WASH. Os conteúdos apresentados no Programa Ciência e Cultura são disponibilizados em Libras e legendados,  iniciativa para garantir mais acesso e inclusão.

Programa “Ciência e Cultura, vamos brincar?”  Episódio 6: Sistema Solar

Data e horário: 28/11 – neste sábado, às 16h

Link da página: https://www.facebook.com/programawash

YouTube: https://www.youtube.com/c/ProgramaWASH/featured

 

Fonte: Ascom/Cemaden com Ascom/WASH

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …