As duas provas competitivas da Olimpíada – direcionadas aos alunos de escolas públicas e particulares – incluirão temas ligados às atividades do Cemaden, como a de gestão e prevenção de riscos de desastres naturais, monitoramento e alertas, mudanças climáticas, entre outros. Inscrições estão abertas até 11 de maio.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, firmou parceria com a organização da Olimpíada Brasileira de Geografia, contribuindo na elaboração de questões das provas competitivas. Por meio do Projeto Cemaden Educação, foram elaboradas questões referentes aos temas sobre gestão e prevenção de desastres naturais, monitoramento e alertas, mudanças climáticas, entre outros assuntos relacionados às atividades da instituição.
A Olimpíada Brasileira de Geografia é direcionada a todos os estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A participação dos estudantes é voluntária e gratuita.
Entre os objetivos do evento, está o de despertar nos jovens estudantes o interesse pela geografia e geociências, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, além do seu crescimento intelectual e emocional.
Coordenada pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio de diversos parceiros, a Olimpíada de Geografia se desdobra em duas partes : a prova competitiva e a prova cooperativa.
A realização da prova competitiva está prevista para ocorrer na 1ª fase no próximo dia 20 de maio e a 2ª fase no dia 10 de junho. A prova colaborativa está prevista para ocorrer no dia 10 de novembro.
Os estudantes e professores envolvidos na olimpíada receberão Certificados de Participação no dia 10 de dezembro.
Critérios de Avaliação e inscrições
Conforme o regulamento da Olimpíada Brasileira de Geografia, não há número mínimo ou máximo de participantes para cada escola. Nas escolas, todos os estudantes podem e devem ser igualmente convidados a participar.
Os estudantes participantes da olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 11 de maio. Mais informações e inscrições estão disponibilizadas no site http://www.obg.net.br/