Capa » Monitoramento » Panorama hídrico no estado do Acre: diagnóstico, perspectivas e impactos potenciais relacionados à situação de seca 23/09/2016

Panorama hídrico no estado do Acre: diagnóstico, perspectivas e impactos potenciais relacionados à situação de seca 23/09/2016

Sumário Executivo

Oquadro hídrico atual no estado do Acre é de déficit de precipitação e de baixos níveis hidrométricos dos principais rios da região. As chuvas têm sido deficientes desde meados de março de 2016 e, climatologicamente, o trimestre Junho-Agosto configura o período mais seco do ano, com precipitações mais substanciais somente a partir do mês de setembro.

O monitoramento da umidade relativa do ar (UR) registra valores abaixo da média (Rio Branco). Por outro lado, as previsões indicam chuva dentro da média nos próximos 15 dias na região. Este pode ser um indicativo de que a transição para o período chuvoso se aproxima. Mesmo assim, não há expectativa de recuperação do quadro hídrico até o início do mês outubro, embora possam ocorrer chuvas ocasionais, provocadas principalmente por passagens de sistemas frontais.

O nível do Rio Acre em Rio Branco atingiu novo mínimo de 1,30 no dia 17 de setembro, seguido de leve recuperação, mas vem oscilando desde agosto com tendência geral de queda no período de chuvas escassas. Também se observa condição de seca vegetativa por estresse térmico em grande parte dos municípios localizados no oeste do Acre, assim como um número de detecções de focos de calor maior que o máximo já registrado entre 1998 e 2016.

O trimestre Setembro-Outubro-Novembro (SON) deve ser marcado por um período neutro no que se refere a “El Niño” e “La Niña”. O mês de setembro apresenta pequenos sinais de melhoria, mas ainda permanece a baixa disponibilidade hídrica e seus consequentes impactos sócio-ambientais, como problemas de abastecimento de água para consumo, redução da produtividade agrícola ou pastoril, dificuldade de transporte através de hidrovias e proliferação de incêndios florestais, entre outros.

Faça o download do Relatório na Integra

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – SETEMBRO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  SETEMBRO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …