As análises científicas sobre os impactos causados por inundações e alagamentos – no processo da mobilidade urbana são os focos de discussões entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – e o Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (IPPLAN).
O acordo de cooperação técnica-científica, firmado há um ano entre o Cemaden e o IPPLAN, já resultou em seis artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais, além de dois artigos em fase elaboração para revistas também nacionais e internacionais.
Entre os resultados das pesquisas está a estimativa do número de pessoas potencialmente afetadas por um episódio de inundação ou alagamento urbano, sob a ótica da mobilidade urbana, considerando os principais cursos d’água e as principais bacias hidrográficas da cidade de São José dos Campos (SP)..
”Trabalhos científicos nessa abordagem oferecem subsídios para a tomada de decisões pelos gestores públicos no processo de planejamento urbano”, destaca o pesquisador do Cemaden, Leonardo Santos. “A parceria nas pesquisas utiliza o conhecimento e experiência do IPPLAN na elaboração da Pesquisa Origem-Destino e suas múltiplas análises na mobilidade urbana, unidos à capacidade científica, tecnológica e de inovação do Cemaden”, explica o pesquisador.
Pesquisas sobre mobilidade urbana
O Acordo de Cooperação Técnica entre o Cemaden e o IPPLAN integra uma parte das atividades do grupo de pesquisa AmbientEMobilidade (AEM) e está em processo de inclusão no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em 2015 e 2016, foram realizadas duas edições do Encontro sobre Impactos Potenciais de Desastres Naturais em Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (IPTMU), visando ampliar a discussão científica da temática com outros pesquisadores, com foco em aplicações operacionais e subsídio a políticas públicas. O evento foi organizado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e pelo Cemaden, contando com o apoio do IPPLAN, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da empresa Squitter – soluções ambientais.
No que se refere especificamente aos impactos na mobilidade urbana, nas próximas atividades do acordo entre Cemaden e IPPLAN, está previsto o aprofundamento da pesquisa, com a finalidade de desenvolver propostas para redução, monitoramento e gestão dos riscos de desastres. Esse trabalho tem a perspectiva de integrar a política urbana com os planos de recursos hídricos, dentro do que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC.
As informações sobre as linhas de pesquisas sobre mobilidade urbana estão disponibilizados no link : http://www2.cemaden.gov.br/impactos-potenciais-de-inundacoes-em-infraestruturas-de-transporte-e-mobilidade-urbana/
Link : http://ambientemobilidade.wixsite.com/site.
Pesquisas sobre mobilidade urbana podem ser acessadas pelos links :
Urban mobility data to support the assessment of dynamic vulnerability to disasters.
Desastres naturais de origem hidrológica e impactos no setor de transportes -o caso de março de 2015 em São José dos Campos-SP