O recebimento do diploma “Omnium horarum homo” será nesta quarta-feira (30), às 9h30, em São Paulo, durante a reunião das Regionais de Defesa Civil, no Centro Integrado de Comando e Controle.
Os pesquisadores da Área de Geodinâmica, Ângelo Consoni e Rodolfo Moreda Mendes, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, serão homenageados pela Casa Militar do Estado de São Paulo com o Diploma “Omniun horarum homo” (Homem de todas as horas), em reconhecimento àqueles que atuaram com espírito de solidariedade em favor do Sistema de Defesa Civil do Estado.
A homenagem será amanhã, quarta-feira (30), às 9h30, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle, em São Paulo, durante a reunião das Regionais de Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O pesquisador Ângelo Consoni, possui graduação em Geociências pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Possui especialização em Gerenciamento de Resíduos pela Japan International Cooperation Agency (1994). Atualmente, vem desenvolvendo no Cemaden o Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais – Projeto Gides, firmado o entre o governo japonês e o governo brasileiro. O projeto visa dar suporte à formulação de políticas e ao desenvolvimento de metodologias para o aperfeiçoamento do gerenciamento dos riscos de desastres de movimentos de massa.
O pesquisador Rodolfo Moreda Mendes possui graduação em Engenharia Civil pela FEIS-UNESP – Ilha Solteira (1997), mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica – USP (2008) e pós-doutorado em Geotecnia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-FEUP/Portugal (2013). No Cemaden, atua no desenvolvimento de Projetos voltados ao Monitoramento de Encostas para Prevenção de Deslizamentos, no acompanhamento da instalação de sensores geotécnicos.
Homenageados anteriores
É a quarta vez consecutiva que o Cemaden é homenageado pela Casa Militar do Estado de São Paulo. Em 2014, a homenageada foi a pesquisadora e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá, que há anos vem desenvolvendo trabalhos e pesquisas na área de desastres naturais e faz parte do grupo de pesquisadores envolvidos na criação do Cemaden.
No ano passado (2015), foram o Cel. João Batista Monteiro Júnior e Demerval Gonçalves, ambos vinculados ao Cemaden, com atuação voltada para as ações de instalação e desenvolvimento do gerenciamento de dados dos pluviômetros automáticos, nos municípios classificados como prioritários para o monitoramento das áreas de riscos de desastres naturais.
Outro homenageado pela Casa Militar foi o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento, Eduardo Mário Mendiondo, que – junto à equipe de pesquisadores do Cemaden e em parceria com instituições de pesquisas nacionais e internacionais – vem desenvolvendo pesquisas voltadas para o monitoramento e prevenção de desastres naturais, principalmente na área de enchentes, enxurradas, cheias nas áreas urbanas vulneráveis e monitoramento de bacias hidrográficas.