Capa » Noticias » Pesquisadores do Cemaden serão homenageados pela Casa Militar de São Paulo por ações de Defesa Civil

Pesquisadores do Cemaden serão homenageados pela Casa Militar de São Paulo por ações de Defesa Civil

O recebimento do diploma “Omnium horarum homo”  será nesta quarta-feira (30), às 9h30, em São Paulo, durante a reunião das Regionais de Defesa Civil, no Centro Integrado de Comando e Controle.

Os pesquisadores da Área de Geodinâmica, Ângelo Consoni e Rodolfo Moreda Mendes, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, serão homenageados pela Casa Militar do Estado de São Paulo com o Diploma “Omniun horarum homo” (Homem de todas as horas), em reconhecimento àqueles que atuaram com espírito de solidariedade em favor do Sistema de Defesa Civil do Estado.

A homenagem será amanhã, quarta-feira (30), às 9h30, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle, em São Paulo, durante a reunião das Regionais de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O pesquisador Ângelo Consoni, possui graduação em Geociências pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Possui especialização em Gerenciamento de Resíduos pela Japan International Cooperation Agency (1994). Atualmente, vem desenvolvendo no Cemaden o Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais – Projeto Gides, firmado o entre o governo japonês e o governo brasileiro. O projeto visa dar suporte à formulação de políticas e ao desenvolvimento de metodologias para o aperfeiçoamento do gerenciamento dos riscos de desastres de movimentos de massa.

O pesquisador Rodolfo Moreda Mendes possui graduação em Engenharia Civil pela FEIS-UNESP – Ilha Solteira (1997), mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica – USP (2008) e pós-doutorado em Geotecnia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-FEUP/Portugal (2013). No Cemaden, atua no desenvolvimento de Projetos voltados ao Monitoramento de Encostas para Prevenção de Deslizamentos, no acompanhamento da instalação de sensores geotécnicos.

Homenageados anteriores

É a quarta vez consecutiva que o Cemaden é homenageado pela Casa Militar do Estado de São Paulo. Em 2014, a homenageada foi a pesquisadora e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá, que há anos vem desenvolvendo trabalhos e pesquisas na área de desastres naturais e faz parte do grupo de pesquisadores envolvidos na criação do Cemaden.

No ano passado (2015), foram o Cel. João Batista Monteiro Júnior e Demerval Gonçalves, ambos vinculados ao Cemaden, com atuação voltada para as ações de instalação e desenvolvimento do gerenciamento de dados dos pluviômetros automáticos, nos municípios classificados como prioritários para o monitoramento das áreas de riscos de desastres naturais.

Outro homenageado pela Casa Militar foi o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento, Eduardo Mário Mendiondo, que – junto à equipe de pesquisadores do Cemaden e em parceria com instituições de pesquisas nacionais e internacionais –  vem desenvolvendo pesquisas voltadas para o monitoramento e prevenção de desastres naturais, principalmente na área de enchentes, enxurradas, cheias nas áreas urbanas vulneráveis e monitoramento de bacias hidrográficas.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …