O Cemaden está desenvolvendo projeto pioneiro, junto ao município de Lorena, SP, cujo objetivo é diminuir o risco de desastres, por meio da atuação multidisciplinar e conjunta entre poder público das diferentes esferas (municipal, estadual e federal), sociedade civil e setor privado (empresas e centros de ensino superior).
Esse projeto iniciou com o Acordo de Cooperação Técnica entre o Cemaden e a prefeitura do Município de Lorena, publicado no Diário Oficial da União em 16 de novembro de 2015.
Inicialmente, as ações se concentraram na instalação de 7 pluviômetros semiautomáticos do Cemaden em escolas municipais de Lorena. No decorrer do primeiro semestre de 2016, foram realizadas reuniões participativas e oficinas de capacitação no município, com o envolvimento de diferentes secretarias da prefeitura (Educação, Segurança Pública, Saúde, Meio Ambiente) e a sociedade civil (ONGs, lideranças de bairro, empresas).
Ressalta-se que o município de Lorena conta com três centros universitários, sendo dois privados (Universidade Salesiana-UNISAL, Faculdades Integradas Teresa D´Ávila-Fatea e Universidade de São Paulo), que também estão envolvidos no projeto. Este prevê a criação de um sistema de alerta, em que tanto o poder público como as comunidades vulneráveis atuarão de forma integrada.
As ações integradas, de caráter educativo e de mobilização social, proporcionarão maior resiliência ao município no que concerne ao monitoramento, alertas e resposta aos desastres, melhorando, assim, a qualidade de vida da população, além de favorecer um desenvolvimento econômico sustentável.
A experiência adquirida servirá como referência para que o Cemaden possa expandir a metodologia para outros municípios vulneráveis, com a finalidade de tornarem mais resilientes aos desastres.