Capa » Noticias » Projeto ELOS abre inscrições para o Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil

Projeto ELOS abre inscrições para o Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil

Organizado pelos pesquisadores do Projeto Elos no Cemaden, o seminário virtual será realizado nos dias 22, 23 e 24 de junho, com apresentação de palestras, de iniciativas e trabalhos em formato de e-pôster eletrônico, além de estandes temáticos com materiais e informações sobre estruturação, capacitação e governança.

Com a temática sobre fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros, será realizado o Seminário Virtual de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil, nos próximos dias 22, 23 e 24 de junho, coordenado pelos pesquisadores do Projeto Elos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Projeto ELOS é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério de Desenvolvimento Regional, no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017- Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria científica e implementação pelo Cemaden/MCTI.

 “De 19 de fevereiro a 26 de maio de 2021, o Projeto ELOS envolveu 1.993 municípios em todo o Brasil, mas as atividades de pesquisa ainda continuam”, explica Sílvia Saito, geógrafa e pesquisadora do Cemaden. A próxima etapa será esse seminário para envolver os profissionais e pesquisadores que atuam na temática “proteção e defesa civil”, além da sociedade em geral.

“O evento será virtual e tem como objetivo a troca de ideias e experiências entre defesas civis, núcleos comunitários de proteção e defesa civil, instituições de ensino e pesquisa, ONGs, voluntários, setor privado, entre outros atores interessados em debater estratégias para fortalecer a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros”, explica Victor Marchezini, sociólogo no Cemaden e coordenador do Projeto ELOS.

Seminário : incubadora de ideias

O Seminário Virtual de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil prevê a apresentação de palestras, de iniciativas e trabalhos em formato de e-pôster eletrônico, além de estandes temáticos com materiais e informações sobre estruturação, capacitação e governança, voltadas para os atores que compõem o Sistema de Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Além disso, nos três dias do seminário, serão apresentadas iniciativas e ações que possam inspirar outras regiões, e, possivelmente, tornaram-se boas práticas no futuro, conforme os critérios estabelecidos pela Sedec/MDR.

“Recebemos 180 pôsteres eletrônicos, que estão sendo avaliados pela equipe. Até o momento temos cerca de 500 inscritos. O evento virtual funcionará como uma ‘incubadora de ideias’ para fortalecer o diálogo e os elos do sistema, ainda mais nesses tempos de pandemia. A pandemia nos ensina que cada vez mais precisamos fortalecer o lema ‘defesa civil somos todos nós’”, explica o pesquisador do Cemaden, Victor Marchezini, coordenador do Projeto ELOS.

Programação do seminário e inscrições

As informações sobre a Programação do Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil estão disponibilizadas  pelo link : https://app.virtualieventos.com.br/seminarioelos/programacao

A inscrição é gratuita e o evento é virtual, podendo ser acompanhado pelo celular ou computador. A programação preliminar já está disponível no site. Acesse https://app.virtualieventos.com.br/seminarioelos ou aponte a câmera do seu celular para o QR code que aparece abaixo:

Inscreva-se no Canal Telegram do Projeto ELOS para receber informes do evento (https://t.me/projetoelosdefesacivil). Em caso de dúvidas, contate a equipe do projeto através do email: projeto.elos@cemaden.gov.br .

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …