Capa » Noticias » Publicação discute a importância das Ciências Sociais nos estudos para a redução dos desastres socioambientais

Publicação discute a importância das Ciências Sociais nos estudos para a redução dos desastres socioambientais

Como as Ciências Sociais no Brasil têm se envolvido com o tema “desastres” ? Há quase 20 anos, a Revista Brasileira de Informação Bibliográfica (BIB) – da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) – trouxe para discussões o artigo sobre a trajetória das análises de risco, área que não era novidade nas Ciências Sociais, mas, ainda, em fase inicial de debate no contexto acadêmico brasileiro. Decorridas as duas décadas, o pesquisador e sociólogo Victor Marchezini, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), acaba de publicar, na mesma revista, artigo que traz para debate outra área iniciante no contexto brasileiro: a dos estudos feitos pelas Ciências Sociais nos desastres.

 A pesquisa que deu base ao artigo se iniciou quando o autor fazia parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (http://www.neped.ufscar.br/), e teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Essa trajetória até o Cemaden foi compartilhada na 65ª Reunião da SBPC (https://www.youtube.com/watch?v=vd5ebVLZYiw), durante o projeto “A Ciência que eu faço”, uma iniciativa do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O pesquisador faz a recomendação sobre a necessária mobilização das Ciências Sociais para os estudos voltados a desastres socioambientais, considerando que o tema não é só do domínio das Ciências Naturais. Explica que a aplicação dos estudos e análises das Ciências Sociais contribuem para o direcionamento da elaboração de políticas públicas voltadas à redução da pobreza multidimensional e da vulnerabilidade a desastres, com ações integradas entre as instituições e a sociedade.

“De forma crítica, são necessários  empenho e colaboração para desnaturalizar o desastre denominado ‘natural’. Precisamos de pesquisas sobre as causas básicas dos desastres e as pressões dinâmicas que colaboram para a construção social do risco de um desastre.”, finaliza o pesquisador. Lembrou  que algumas pesquisas já foram publicadas nos quatro volumes da coletânea Sociologia dos Desastres (http://www.neped.ufscar.br/category/e-book/) e no recém-publicado e-book “Redução de Vulnerabilidade a Desastres: do conhecimento à ação(https://preventionroutes.weebly.com/capiacutetuloschapters.html).

Abordagens  sobre Ciências Sociais  dos desastres

Buscando contextualizar e apontar os principais debates dos estudos das Ciências Sociais dos desastres, o artigo está estruturado em quatro seções. Inicialmente, elabora uma breve trajetória do campo de estudos a partir da década de 1970, realçando os principais conceitos e abordagens da área. Em seguida, aborda a emergência do conceito de vulnerabilidade no campo de estudos sobre desastres e as transformações ocorridas. Na terceira seção, o contexto brasileiro é analisado, apresentando o histórico de desastres e a história recente do envolvimento das Ciências Sociais com o tema.

“Longe de analisar e incluir toda a trajetória e todos os estudos de caso que têm sido pesquisados no Brasil,  buscou-se analisar esse campo de pesquisa em construção, identificando os principais conceitos, teorias e temas que perpassam as Ciências Sociais nos desastres”, ressalta o sociólogo Victor Marchezini, do Cemaden.

Nas considerações finais do artigo, o autor lança alguns desafios para pesquisas no tema. “Novas disciplinas sobre a temática de desastres e mudanças ambientais globais precisam ser criadas no âmbito da graduação e nos cursos de pós-graduação, além de organizar eventos e números especiais em revistas científicas.”, afirma o sociólogo. “Além disso, seria importante que agências de fomento criassem editais para impulsionar pesquisas das Ciências Sociais nessa área, além de desenvolver metodologias e formas de relacionar-se com outras ciências”, recomenda o autor, relembrando a reportagem publicada pela Revista Pesquisa Fapesp, em fevereiro de 2018, sobre a “Ciência do Desastre” e a necessidade do estímulo à pesquisa na área de Ciências Sociais.

O artigo publicado na Revista Brasileira de Informação Bibliográfica (BIB) tem o acesso gratuito disponibilizado no endereço eletrônico :

http://www.anpocs.com/index.php/universo/acervo/biblioteca/periodicos/bib/bib-83/11095-as-ciencias-sociais-nos-desastres-um-campo-de-pesquisa-em-construcao/file

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …