Capa » Noticias » Relatório dos cientistas mundiais sobre emergência climática tem participação de pesquisadores do Cemaden

Relatório dos cientistas mundiais sobre emergência climática tem participação de pesquisadores do Cemaden

Intitulado “Alerta dos cientistas mundiais de uma emergência climática”, um relatório publicado na revista BioScience, assinado por mais de 11 mil dos principais cientistas climáticos do mundo, acrescentaram seus nomes a uma declaração alertando sobre as tendências atuais do aquecimento do planeta e a “emergência climática”.

Entre os signatários do documento que detalha, em tom urgente, sobre a situação crítica que exigirá respostas extremas para evitar desastres, estão os pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o climatologista José Marengo- coordenador-geral de Pesquisas e Desenvolvimento e a pesquisadora da área de riscos e desastres associados a incêndios florestais, Liana Anderson.

No documento, os cientistas apresentam estudos, gráficos e um conjunto de indicadores que transmitem os efeitos das atividades humanas nas emissões de GEE (gases do efeito estufa) e os consequentes impactos no clima, no ambiente e na sociedade. Mostram os sinais de mudanças climáticas nos últimos 40 anos para atividades humanas, afetadas pelas emissões de GEE, com impactos em diversas áreas e setores.

O documento pontua os impactos socioeconômico e ambiental provocado pelas mudanças climáticas, concluindo sobre a urgência de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ao mesmo tempo de grandes transformações nas formas como a sociedade global funciona e interage com os ecossistemas naturais.

O documento completo está disponível no endereço:

https://academic.oup.com/bioscience/advance-article/doi/10.1093/biosci/biz088/5610806

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …