A partir deste mês, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações estará acompanhando a situação hidrológica do Reservatório Três Marias e elaborando o boletim com a previsão e projeção hidrológica para o aproveitamento hidroelétrico da bacia.
Desde 2013, o Aproveitamento Hidroelétrico Três Marias vem enfrentando baixos índices pluviométricos e, consequentemente, baixas vazões de aporte ao reservatório. Essa situação tem levado a um estado hídrico crítico na bacia, requerendo atenção e monitoramento constantes.
O Aproveitamento Hidroelétrico Três Marias situa-se em Minas Gerais, comportando a cabeceira do Rio São Francisco, drenando águas para o reservatório capaz de armazenar 15.278 hm³ (volume útil). O volume armazenado neste reservatório tem como objetivo, além de outros usos, regularizar a vazão do rio principal e contribuir para o reabastecimento de reservatórios localizados no São Francisco, à jusante de Três Marias. Este conjunto de reservatórios – incluindo Sobradinho e Itaparica – tem importância estratégica, não somente na geração hidrelétrica, mas principalmente no abastecimento de parcela da população do Semiárido.
Além da situação da seca no Semiárido e de outros relatórios climáticos, a partir da próxima semana estará disponibilizado o Relatório Hidrológico do Reservatório Três Marias, no site do Cemaden ( www2.cemaden.gov.br).