Capa » Noticias » Seca, impactos na produção agrícola e atenção em alguns reservatórios são apontados pelo Cemaden

Seca, impactos na produção agrícola e atenção em alguns reservatórios são apontados pelo Cemaden

O último Boletim Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), mostra que no mês de setembro de 2020 foram emitidos 43 alertas e 10 ocorrências registradas (cinco de risco geológico e cinco de risco hidrológico, todas ocorridas na Região Sudeste).

Na parte do Diagnóstico e Cenários dos extremos pluviométricos (secas e inundações) e seus impactos em diferentes setores econômicos do Brasil, o boletim aponta que na região central do Brasil e oeste da Região Sul, os níveis dos rios encontram-se com valores abaixo da média para o período, podendo estar associado ao baixo volume de chuvas.

Em um cenário hipotético de chuvas na média histórica, neste trimestre, pode  haver impactos nos recursos hídricos. Alguns reservatórios podem ficar, em dezembro,  na faixa de operação “Atenção”. É o caso do Sistema Cantareira, Três Marias e Furnas (no Sudeste)  e  Serra da Mesa (no Centro-Oeste).

Sobre os impactos da seca, a Região Centro-Oeste ainda é a mais crítica do Brasil quanto à intensificação da seca, em especial, para o Bioma Pantanal. O boletim indica as informações adicionais sobre as condições de secas e queimadas no Pantanal.

Pela intensificação da seca e pela falta de chuvas, algumas regiões tiveram um atraso no plantio de grãos (principalmente, em alguns estados das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul)

Na Região Nordeste, houve intensificação da seca nos estados do Maranhão, Piauí e oeste de Pernambuco. Na Região Sudeste, o destaque permanece para o estado de São Paulo e sudoeste de Minas Gerais, onde o Índice Integrado de Seca (IIS) apontou condições de seca variando entre moderada a extrema.

Mais informações estão disponibilizadas no Boletim Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil no endereço: http://www2.cemaden.gov.br/categoria/monitoramento/boletim-de-impactos/

 Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …