Capa » Noticias » Segundo programa do projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar” será neste sábado (29), com o tema Astronomia

Segundo programa do projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar” será neste sábado (29), com o tema Astronomia

O segundo programa do Projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar” será apresentado neste sábado (29 de agosto), às 19 horas, no Canal do Programa WASH, no  YouTube, com o episódio  : “Astronomia com Ciência e Arte”, trazendo debates e curiosidades sobre o Universo, música e propostas de atividades em família. O  objetivo é  levar o entendimento da Ciência  para desvendar os mistérios do cosmo.

A iniciativa do projeto é do Programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), coordenado pelo pesquisador Victor Mammana, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – em parceria com o Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia Cultural Bola de Meia. A produção conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Instituto Federal, da Câmara dos Deputados e do Cemaden/MCTI.

O Programa WASH vem atuando, também, em parceria com o Programa Cemaden Educação, integrando conteúdos e aproveitando as experiências mútuas, no sentido de levar as temáticas de desastres naturais para a escola pública, no contexto do STEAM (metodologia que inclui atividades de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Astronomia com Ciência e Arte

Para abordar a temática  do Episódio 2 “Astronomia com Ciência e Arte”, o  físico Wil Namen,  do Movimento Nós Somos a Ciência,  vai receber dois especialistas: a professora Cibelle Celestino Silva, do Instituto de Física da USP – Campus São Carlos, que atua no Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências; e o astrônomo responsável pelo Museu Aberto de Astronomia (MAAS), de Campinas, Emerson Roberto Perez.

Além dos debates, conhecimentos e variedades que inclui atividades e música, o programa incentiva a “Cultura Maker”, evolução do “Do it yourself”, em português “Faça você mesmo”, conceito que qualquer pessoa – dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento – pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.

Lançado no último dia 15 de agosto,  o  projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar”  é veiculado, quinzenalmente, com programas inéditos aos sábados, e uma programação semanal às quartas-feiras, no mesmo horário, às 19h, quando cada parceiro assumirá o protagonismo editorial da semana. A duração estimada da programação será de uma hora, tanto no sábado quanto às quartas-feiras.

Para garantir mais acesso e inclusão, os conteúdos apresentados no programa são disponibilizados também em Libras e legendados.

Mais informações sobre o projeto:

Link da página: https://www.facebook.com/programawashsteam

YouTubehttps://www.youtube.com/c/ProgramaWASH/featured

Fonte:Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …