Capa » Noticias » Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil reúne mais de 1.400 participantes de todo o Brasil

Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil reúne mais de 1.400 participantes de todo o Brasil

Evento virtual ocorreu em junho, mas a programação segue disponível para os inscritos até 29 de julho.  O seminário apresentou propostas, experiências e  debates das iniciativas para aprimorar as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da gestão de riscos de desastres no Brasil.

 

O Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil, realizado no formato virtual nos dias 22, 23 e 24 de junho, ainda pode ser acessado pelos mais de 1.400 participantes, que representaram todos os estados do Brasil. As gravações dos painéis de apresentação, debates, pôsteres eletrônicos e demais materiais que estavam nos estandes temáticos permanecem disponíveis na plataforma até o dia 29 de julho de 2021. Para revisitar qualquer parte da programação, os inscritos devem usar login e senha.

Organizado pela equipe de pesquisadores Projeto Elos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o evento contou com debates, exposição de projetos e pôsteres. Durante os três dias de atividades foram apresentadas e debatidas 32 iniciativas de todas as regiões brasileiras e expostos 174 pôsteres, que permitiram construir um panorama das ações na área de proteção e defesa civil que estão sendo desenvolvidas com êxito no país.

A abertura do Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil contou com a participação do diretor do Cemaden, Osvaldo Luiz Leal de Moraes; da representante assistente para Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Maristela Baioni e do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Alexandre Lucas Alves.

O coordenador do Projeto Elos, Victor Marchezini, avalia que o evento superou as expectativas: “Tivemos uma ampla participação, com representantes de núcleos comunitários de proteção e defesa civil, defesas civis municipais, coordenadorias regionais e estaduais, representantes de outros órgãos públicos dos três níveis de governo, universidades, institutos de pesquisa, organizações não-governamentais, setor privado, dentre outros atores”, informa Marchezini e complementa: “ Essa diversidade de atores das cinco regiões do país também esteve representada nos(as) palestrantes, assim como nas temáticas abordadas como estruturação e profissionalização das defesas civis, financiamento, capacitação, comunicação, intersetorialidade e participação”, avalia o pesquisador do Cemaden.

Representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) acompanharam todos os painéis e elogiaram a qualidade das experiências apresentadas durante o evento. Já o público participou de forma intensa por meio do chat e mural do evento, reforçando a importância de encontros como esse para a troca de conhecimentos.

O Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil foi promovido pela SEDEC, do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), no âmbito do Projeto Elos, cujo objetivo é realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, os elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).

O Projeto Elos é desenvolvido pela SEDEC no âmbito da Cooperação Técnica Internacional “Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil”, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A implementação e pesquisa científica é feita em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Inscritos no evento podem acessar a plataforma, mediante login e senha, pelo link: http://app.virtualieventos.com.br/seminarioelos

Fonte: Ascom/ Cemaden com equipe do Projeto Elos/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …