Duração da Seca
De acordo com os dados de SPI, verifica-se que a seca mantém-se principalmente nas porções oeste e norte da Região Nordeste. Em alguns pontos isolados nos Estados do Ceará, Pernambuco e Maranhão, a seca vigente já dura por mais de vinte e um meses (áreas em vermelho). Em razão dos acumulados de chuva observados no mês de setembro, nota-se uma situação mais amena principalmente na porção leste da Região Nordeste. Ressalta-se que a estação chuvosa ainda não teve inicio na região, como pode ser observado no mapa de quadras chuvosas.
Avaliação das condições de seca de acordo com o índice Integrado de Seca (IIS)
A avaliação do IIS para o mês de outubro indica condições de Seca Severa em 94 municípios, inseridos nos Estados do Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e norte de Minas Gerais. Em relação ao mês anterior (setembro), houve um aumento de 90% no número de municípios em condição de seca severa.
- AL
- SE
- MA
- CE
- RN
- PE
- PB
- BA
- ES
- MG
- PI
Índice VSWI: Porcentagem do município impactado pela seca (áreas de pastagens e agrícolas) no mês de Outubro de 2017
Em relação ao mês anterior (setembro), as áreas cobertas por pastagens, impactadas pela seca aumentaram principalmente na porção oeste da Região Nordeste. De acordo com o índice VSWI, 456 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas impactadas no mês de outubro de 2017.
Influencias climáticas na escala sub-sazonal a sazonal
Na escala climática sazonal, embora as águas superficiais tenham se resfriado ao longo do Pacífico Equatorial e próximo as costas do Peru e Chile, o cenário atual ainda é de neutralidade, pois os indicadores atmosféricos ainda não estabelcem um padrão de La Niña. Os cenário futuros indicam o desenvolvimento de uma La Niña fraca e curta entre o final de 2017 e início de 2018. A previsão climática sazonal de chuva (MCTIC) para NDJ/2018 indica que é mais provável que os totais de chuva se mantenham abaixo dos limiares normais nas mesorregiões Extremo Oeste, Centro-sul e Centro-norte e Vale do São Francisco, assim como a região do MATOPIBA. Nestas regiões as condições são favoráveis para a chuva nas próximas 2 semanas. Há indícios de que esta condição favorável possa se reverter logo após.