Capa » Monitoramento » Situação Atual e Projeção Hidrológica para o Sistema Cantareira 02/05/2019

Situação Atual e Projeção Hidrológica para o Sistema Cantareira 02/05/2019

A precipitação média espacial, acumulada durante o período chuvoso de 01 de outubro a 31 de março de 2019, baseado nas redes pluviométricas cobrindo as sub-bacias de captação do Sistema Cantareira (7 pluviômetros do DAEE/ SAISP [1] e 26 pluviômetros em operação do CEMADEN), foi de 1052 mm (1054¹mm), o que representa 93% (93%¹) da média climatológica do período chuvoso, compreendido entre outubro a março (1133 mm) (Figura 1). Em abril, mês em que inicia o período seco de 2019, a precipitação média espacial foi de 151 mm (152¹mm), o que representa 78% (78%¹) da média climatológica para este mês (85 mm).

[1] DAEE / SAISP: Departamento de Águas e Energia do Estado de São Paulo / Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo.

Figura 1. Precipitação mensal na bacia do Sistema Cantareira (em mm) de acordo com os dados do CEMADEN. Ano hidrológico: outubro – setembro. MLT: média de longo termo.

A vazão média afluente ao Sistema Cantareira (Sistema Equivalente + Paiva Castro) de 01 de outubro a 31 de março de 2019, de acordo com dados da SABESP[2] e da ANA[3] foi de 35 m3/s (Figura 2), 70% da vazão média para a estação chuvosa (50 m3/s). Para o mesmo período, a vazão média de extração total foi de 27,4 m³/s (Figura 3) e a vazão média de interligação com o Sistema Paraíba do Sul foi de 5,9 m³/s.

[2] SABESP: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo/Situação dos Mananciais.

[3] ANA: Agência Nacional de Águas.

Para o mês de abril de 2019, a vazão média afluente foi 36,6 m3/s, o que representa 84% da vazão média mensal histórica (43,5 m3/s). Para o mesmo período, a extração média de água do Sistema Cantareira para o sistema elevatório Santa Inês (Qesi), que abastece a cidade de São Paulo, foi de 24,6 m3/s, e a vazão de jusante (Qjus) que contribui com a bacia dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (bacia PCJ) foi de 4,2 m³/s. Juntas, estas duas vazões representam a extração total do sistema Cantareira, que foi de 28,8 m³/s. Ainda no mês de abril, a vazão média de interligação com o Sistema Paraíba do Sul foi de 5,4 m³/s.

O período de transição para a estação seca já se iniciou, o que se manifesta, entre outros, através da redução das precipitações observadas nas últimas semanas. As previsões baseadas no modelo numérico GFS/NOAA[4] indicam que nos próximos 10 dias há previsão de chuva, principalmente a partir dos dias 6 e 7 de maio. Os totais pluviométricos acumulados estarão, muito provavelmente, próximos aos valores médios históricos (Figura 2), que são menores nesta época do ano. A Figura 3 mostra as previsões (tendência) de chuva para a segunda semana, onde, na bacia do Cantareira, os volumes pluviométricos previstos permanecem próximos à média histórica.

[4] GFS/NOAA: Global Forecast System/ National Oceanic and Atmospheric Administration

Figura 2. Previsão de precipitação acumulada em milímetros (mm) nos próximos 3 (esquerda) e 10 (direita) dias para a bacia de captação do Sistema Cantareira, segundo a previsão do modelo numérico GFS/NOAA. A área da bacia de captação do Sistema Cantareira é indicada no centro da figura com linha preta espessa.
Figura 3. Previsão de precipitação em milímetros (mm) acumulados (esquerda) e sua respectiva anomalia em relação aos valores climatológicos (direita) para a segunda semana de acordo com o modelo numérico americano GFS/NCEP/NOAA.

A Figura 4 apresenta, além das vazões médias mensais observadas, as projeções de vazão média mensal afluente (em m³/s), usando a média dos membros de previsão de vazão para o período 03 a 12 de maio de 2019, e cenários de precipitação para o período de 13 de maio a 30 de setembro de 2019. Foram considerados cinco diferentes cenários de precipitação: média climatológica, 25% acima da média climatológica, 25% e 50% abaixo da média climatológica e um cenário crítico de precipitações iguais às ocorridas entre maio e setembro de 2011. As simulações indicam que, considerando um cenário de chuva na média histórica, a vazão média no período de maio a setembro de 2019 seria 23,5 m3/s, o que representa 82% da média histórica desse período (29 m3/s).

Figura 4. Cenários de vazão natural média mensal (em m³/s) afluente ao Sistema Cantareira (linhas tracejadas): precipitação 50% abaixo da média climatológica (verde); precipitação 25% abaixo da média climatológica (azul claro); na média climatológica (cinza); 25% acima da média climatológica (azul escuro); e cenário crítico (março a setembro de 2017) (laranja). As linhas espessas representam as vazões médias mensais observadas, de acordo com a SABESP: média histórica (preto); mínimos mensais (marrom); de outubro de 2017 a setembro de 2018 (magenta); e de outubro de 2018 a abril de 2019 (roxo).

Da análise da evolução hipotética das chuvas utilizando: a previsão e as projeções de vazões; vazão de extração para a estação elevatória Santa Inês (Q esi) de acordo com as regras condicionais estabelecidas pela resolução conjunta ANA/DAEE Nº 925; vazão defluente (Q jusante) para as bacias do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) igual à média praticada nos anos 2014 a 2016, para as estações seca e chuvosa; e aporte de interligação com a bacia do Rio Paraíba do Sul, cuja vazão média é 5,13 m³/s, para os períodos em que a simulação indique condição de armazenamento abaixo de 60% da capacidade do reservatório, de acordo com as regras estabelecidas pela Resolução conjunta ANA/DAEE Nº 925 e Resolução ANA Nº 1.931, no cenário de precipitações pluviométricas na média climatológica, o reservatório estaria em 30 de setembro de 2019 com 515 hm³, correspondente a 52% de sua capacidade (Figura 5). Na simulação sem a interligação com a bacia do Rio Paraíba do Sul, o reservatório estaria com aproximadamente 448 hm³ (46% da capacidade).

Figura 5. Projeções da evolução do armazenamento do Sistema Cantareira para cinco diferentes cenários: precipitação 50% abaixo da média climatológica (linha verde), 25% abaixo da média climatológica (linha azul claro), na média climatológica (linha preta), 25% acima da média climatológica (linha azul escuro) e cenário crítico (linha laranja). Nesta simulação consideram-se o volume útil de 982,0 hm³ e as regras condicionais de extração (Qesi), de acordo com a resolução conjunta da ANA/DAEE Nº 925, assim como a vazão (Q) média de aporte da interligação com a bacia do Rio Paraíba do Sul, de acordo com a resolução ANA Nº 1931. A vazão defluente (Q jusante) para as bacias do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) considerou-se igual à média praticada nos anos 2014 a 2016, para as estações seca e chuvosa. A linha magenta mostra a evolução do armazenamento observado do Sistema Cantareira no período outubro/2017 a setembro/2018. As faixas coloridas referem-se às faixas de operação do reservatório de acordo com a resolução conjunta da ANA/DAEE Nº 925.

FAÇA O DOWNLOAD DO RELATÓRIO NA INTEGRA

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – SETEMBRO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  SETEMBRO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …