Capa » Noticias » Vídeo da Campanha#AprenderParaPrevenir incentiva escolas a compartilhar ações de prevenção de desastres

Vídeo da Campanha#AprenderParaPrevenir incentiva escolas a compartilhar ações de prevenção de desastres

Desenvolver e compartilhar as atividades e ações educativas nas escolas para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres – incentivando a construção de sociedades sustentáveis e resilientes – são os focos principais da Campanha#AprenderParaPrevenir, lançada pelo Projeto Cemaden Educação. O prazo para a inscrição dos trabalhos vai até o dia 22 de setembro.

O vídeo elaborado pela equipe do Projeto Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – incentiva a participação das escolas na Campanha#AprenderParaPrevenir, para a inscrição de projetos e propostas de ações de mobilização das comunidades escolares nas atividades  voltadas ao conhecimento sobre redução dos riscos de desastres socioambientais. O vídeo pode ser acessado pelo endereço eletrônico : https://www.youtube.com/watch?v=9mkUGkuKs3o.

A premiação da campanha não é competitiva. Os inscritos concorrem ao sorteio de 10 pluviômetros semiautomáticos,  equipamento que apoia as atividades de monitoramento das chuvas e da percepção de riscos de desastres socioambientais.

A campanha incentiva a comunidade escolar a desenvolver atividades para a prevenção e redução de riscos de desastres socioambientais. Entre as atividades, estão o desenvolvimento de pesquisas, monitoramento do clima,  ações para compartilhar conhecimentos, entender e até emitir alertas de risco de desastres. Essas atividades podem ter uma gestão participativa nas intervenções com suas comunidades, em parceria com as Defesas Civis locais.

Com o tema “Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais”, a Campanha #AprenderParaPrevenir é destinada às comunidades escolares, Escolas de Ensino Básico e às Defesas Civis que atuam em escolas. Os participantes  podem inscrever os trabalhos desenvolvidos no tema em duas categorias: projetos e ações educativas realizadas em 2016-2017, ou novas propostas. A novidade, nesta 2ª edição, é a abertura para participação das Defesas Civis atuantes em educação.

O prazo para o envio dos projetos e propostas da Campanha#AprenderParaPrevenir vai até o dia 22 de setembro de 2017.

Mais informações sobre a campanha e formulário para as inscrições estão no link: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2017

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …