Previsão de riscos geo-hidrológicos para 01/09/2018
Neste sábado (01/09), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou de movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:
- Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A possibilidade de risco hidrológico é MÉDIO para o centro-sul e leste do Estado do Rio Grande do Sul, considerando que os níveis dos rios ainda se encontram dentro da normalidade, com tendência de elevação em função da chuva das últimas 48 horas. Devido a possibilidade de pancadas localmente fortes para o sul de Santa Catarina, há também um risco BAIXO de eventos hidrológicos para a região. Associado com essa previsão meteorológica há um risco MÉDIO de processos de movimento de massa para a serra gaúcha e sul de Santa Catarina.
Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php