Previsão de riscos geo-hidrológicos para 02/06/2017
Nesta sexta-feira (02/06), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:
- Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
A previsão meteorológica indica continuidade de pancadas de chuva isoladas na faixa litorânea entre o norte da Bahia e a Paraíba. No entanto, a tendência é de diminuição do volume de chuva ao longo do dia e possível atualização de nível ou cessar dos alertas de risco geo-hidrológicos vigentes. Devido à vulnerabilidade das áreas litorâneas, é MÉDIA a possibilidade de atualização de alertas, principalmente para processos de movimento de massa, nos municípios das regiões metropolitanas de Recife e Maceió.
- Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Durante a madrugada e a manhã, ainda poderá haver pancadas de chuva localizadas no leste e nordeste do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina. Apesar de a previsão indicar redução do volume pluviométrico para essas regiões ao longo do dia, são observados acumulados elevados nas últimas 24 horas, especialmente na faixa litorânea destes dois estados. Dessa forma, é MÉDIA a possibilidade de atualização ou cessar dos alertas de riscos hidrológico e de movimento de massa. Para os municípios monitorados na Bacia do Rio Uruguai, já foi deflagrado o processo de inundação, portanto, é MÉDIA a chance de abertura/atualização de alertas hidrológicos.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php