Capa » Riscos geo-hidrologicos » 03/03/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

03/03/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta quarta-feira (03/03/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Risco Hidrológico

Região Norte: Amazonas, Acre e Rondônia.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste e Sul do Amazonas, em todo Estado do Acre e na mesorregião Madeira-Guaporé em Rondônia em decorrência da elevação gradual dos Rios Juruá, Tarauacá, Purus, Acre e Madeira, os quais estão em cota de transbordamento e alerta em vários pontos das bacias.

Região Nordeste: Piauí.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) na mesorregião Norte Piauiense, em decorrência da elevação gradual do rio Longá na bacia do rio Parnaíba. Há também previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia e que somada aos acumulados prévios de chuva já registrados, poderão causar alagamentos e enxurradas.

Região Sudeste: São Paulo.

Mantem-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Metropolitana de São Paulo e Litoral Sul (Figura 1), devido à previsão de pancadas de chuva moderada, com potencial para elevados acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos principalmente em áreas urbanas.

Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na mesorregião de Curitiba no Paraná e nas mesorregiões Norte, Sul, Vale do Itajaí e na Região Metropolitana de Florianópolis em Santa Catarina, devido à previsão de pancadas de chuva, principalmente a partir da tarde, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos, principalmente em áreas urbanas.

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

 

Risco Geológico

Região Norte: Amazonas.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) em Manaus, considerando a previsão de pancadas de chuva com possibilidade de gerar altos acumulados suficientes para deflagrar deslizamentos pontuais em taludes antropizados.

Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) na Região Metropolitana de Curitiba e nas mesorregiões Norte e Vale do Itajaí em Santa Catarina, onde os acumulados dos últimos 5 dias estão muito elevados e indicam que o solo ainda poderá estar saturado em algumas localidades e com encostas instáveis. Desta forma, mesmo com a previsão indicando volumes de chuva bem inferiores aos dos últimos dias, ainda há possibilidade de ocorrências de deslizamentos de terra pontuais.

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …