Capa » Riscos geo-hidrologicos » 04/03/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

04/03/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 04/03/2017

Neste sábado (04/03/2017), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir: 

  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Há previsão de pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte, no centro-sul de Minas Gerais, centro-oeste do Estado do Rio de Janeiro e Estado de São Paulo, com destaque para a faixa leste do Estado, Vale do Paraíba e regiões metropolitanas da capital e de Campinas. As pancadas de chuva ocorrerão principalmente no período entre a tarde e a noite, com possibilidade de atingir forte intensidade localmente. Esta condição meteorológica favorece a ocorrência de enxurradas e, se os acumulados atingirem limiares críticos, movimentos de massa nas regiões em destaque. Devido à chuva ocorrida nos últimos dias é alto o acumulado pluviométrico em algumas localidades. Portanto, é MÉDIA a possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológicos para as regiões supracitadas. 

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há previsão chuva em todo o Estado do Rio Grande do Sul, com possibilidade de gerar altos acumulados pluviométricos no centro-norte do Estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. Portanto, é MÉDIA a possibilidade de envio de alertas de risco geo-hidrológicos para estas regiões. Também há possibilidade de pancadas de chuva entre o período da tarde e da noite no leste de Santa Catarina e do Paraná. Nestas áreas, devido ao acumulado de precipitação em algumas localidades, existe BAIXA possibilidade de envio de alertas de risco geo-hidrológicos.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …