Capa » Riscos geo-hidrologicos » 05/02/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

05/02/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

A previsão meteorológica indica condições para a continuidade da chuva nos próximos dois dias na Região Sudeste do Brasil. Em grande parte de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais há condições para pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, favorecendo eventos pontuais de enxurradas e deslizamentos, principalmente nas grandes áreas urbanas. No centro-leste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo a condição de chuvas fortes e com maior persistência é prevista entre quarta e quinta-feira, considerando os altos acumulados observados nas últimas semanas ainda há potencial para a deflagração de processos geo-hidrológicos que podem causar impactos. No leste de Santa Catarina a chuva persiste nos próximos dois dias com intensidade moderada, o que poderá incrementar os acumulados já observados nas últimas 48h.  Desta forma, tem-se:

Na quarta-feira (05/02/2020) (Figura 1), considera-se ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos na faixa leste de São Paulo, com destaque ao Litoral Norte e Baixada Santista pelos altos acumulados, além de grande parte do Rio de Janeiro, com especial atenção à Costa Verde e Regiões Serrana e Metropolitana. Destaca-se os municípios de Caraguatatuba (SP) e Ubatuba (SP), devido aos acumulados que excedem 200 mm nas últimas 48 horas.

Na região Metropolitana de Belo Horizonte também considera-se ALTA a possibilidade de novos eventos de risco hidrológico, mas não se descartando também a possibilidade de deslizamentos de terra. Nas áreas destacadas em amarelo é MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, que inclui o leste de Santa Catarina, centro-sul de São Paulo (região metropolitana de Campinas e Vale do Ribeira), sul e Zona da Mata de Minas Gerais, centro-sul do Espírito Santo (incluindo a região metropolitana de Vitória).

Na quinta-feira (06/02/2020) (Figura 2), mantem-se praticamente os mesmo níveis de risco descritos para o dia anterior, com especial atenção a região de Belo Horizonte e Zona da Mata de Minas Gerais, onde considera-se ALTA a possibilidade de novos eventos de risco geo-hidrológicos  devido a tendência de maiores acumulados de chuva neste dia. Na região metropolitana do Rio de Janeiro a possibilidade de eventos passa a ser MODERADA por conta da previsão meteorológica indicar diminuição das chuvas.

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação dos modelos meteorológicos.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …