Capa » Riscos geo-hidrologicos » 06 e 07/02/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

06 e 07/02/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Neste sábado (06/02/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

  •  Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no sul de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, Campos das Vertentes, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro, principalmente em bacias de pequeno porte e aquelas localizadas em áreas urbanas, em que o sistema de drenagem pode ser sobrecarregado pelo volume de água estimado pelos modelos, devido à previsão de pancadas de chuva entre moderada e forte no decorrer do dia e aos altos acumulados previstos em 24 horas. Desta forma, as bacias hidrográficas localizadas nessas regiões, com destaque para os municípios localizados nas cabeceiras das bacias hidrográficas do Muriaé, Pomba e Rio das Velhas, devem ter a atenção redobrada para eventos hidrológicos relacionados a inundações de pequenos córregos e tributários, além de enxurrada e alagamentos em função dos acumulados previstos.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Metropolitana de São Paulo, no Litoral Norte paulista, no Vale do Paraíba; no sul e norte do Rio de Janeiro; no sul do Espírito Santo e no Vale do Rio Doce, devido à previsão de chuva que pode ocorrer na forma de pancadas moderadas a fortes. Quanto ao estado do Rio de Janeiro, caso as previsões meteorológicas se confirmem nas bacias hidrográficas de Minas Gerais, espera-se que haja a propagação da onda em municípios pertencentes às bacias hidrográficas do Muriaé e Pomba, além de possíveis eventos de alagamentos e enxurradas em municípios serranos. Em relação ao Estado do Espírito Santo, o mesmo cenário hidrológico é esperado, especialmente nos municípios localizados em regiões de vales, que podem ser afetados pela propagação da onda de cheia provenientes das cabeceiras das serras, com destaque para aqueles localizados em bacias hidrográficas de pequeno porte e também os bacias hidrográficas dos rios Itapemirim e Doce.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, considerando os acumulados já observados nos últimos dias e a previsão meteorológica que indica acumulados elevados, além da grande quantidade de população em áreas de risco. Também considera-se ALTA possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa para a Região Serrana do Rio de Janeiro, devido à sua alta vulnerabilidade e previsão de chuva que poderá ser de intensidade moderada a forte e, caso se concretize, incrementar os acumulados que estão previstos para a tarde e noite desta sexta-feira.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no norte Fluminense, no sul do Espírito Santo, na Zona da Mata Mineira e nos Campos das Vertentes  considerando que há pouco acumulado observado nos últimos dias e semanas, além da previsão meteorológica, que indica possibilidade de chuva com volumes na faixa entre 50 mm e 80 mm, que poderão ser suficientes para deflagrar processos pontuais.

  • Região Norte: Amazonas e Amapá

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no no estado do Amapá, devido à previsão de pancadas de chuva moderada. Neste cenário, considera-se também MODERADA  a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra em Manaus.

Figura 01. Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geo-hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Neste domingo (07/02/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir: 

  • Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no sul de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, Campos das Vertentes, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; no sul do Espírito Santo, e na Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro, devido à previsão de pancadas de chuva entre moderada e forte no decorrer do dia e aos altos acumulados previstos em 24 horas. Desta forma, as bacias hidrográficas localizadas nessas regiões, com destaque para os municípios localizados nas cabeceiras das bacias hidrográficas do Muriaé, Pomba e Rio das Velhas, devem ter a atenção redobrada para eventos hidrológicos relacionados a inundações de pequenos córregos e tributários, além de enxurrada e alagamentos em função dos acumulados previstos. Em relação ao Estado do Espírito Santo, o mesmo cenário hidrológico é esperado, especialmente nos municípios localizados em regiões de vales, que podem ser afetados pela propagação da onda de cheia provenientes das cabeceiras das serras, com destaque para aqueles localizados em bacias hidrográficas de pequeno porte e também os bacias hidrográficas dos rios Itapemirim e Doce.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Metropolitana de São Paulo, no Litoral Norte paulista, no Vale do Paraíba; no sul e norte do Rio de Janeiro e no Vale do Rio Doce, devido à previsão de chuva, que pode ocorrer na forma de pancadas moderadas a fortes. Quanto ao estado do Rio de Janeiro, caso as previsões meteorológicas se confirmem nas bacias hidrográficas de Minas Gerais, espera-se que haja a propagação da onda em municípios pertencentes às bacias hidrográficas do Muriaé e Pomba, além de possíveis eventos de alagamentos e enxurradas em municípios serranos.

No domingo permanece ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, considerando os acumulados já observados nos últimos dias e a previsão de acumulados elevados tanto no sábado quanto no domingo, além da grande quantidade de população em áreas de risco. Uma condição semelhante é esperada na Mesorregião da Zona da Mata Mineira e Sul do Espírito Santo, onde a previsão indica possibilidade de chuva com acumulados significativos para os dois dias, sendo também ALTA possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa. Nestas regiões há possibilidade de ocorrências de maior magnitude e/ou eventos esparsos e menor impacto.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no norte Fluminense, no sul e oeste do Espírito Santo, no Vale do Rio Doce e nos Campos das Vertentes devido à previsão ainda indicar possibilidade de chuva e que poderão se somar àqueles observados nos últimos dias e durante o sábado. Caso a previsão se concretize, estes acumulados poderão ser suficientes para deflagrar processos pontuais, que poderão ser de maior ou menor magnitude conforme as características locais de cada município.

  • Região Norte: Amazonas e Amapá

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na região de Manaus e no estado do Amapá, devido à previsão de pancadas de chuva moderada. Neste cenário, considera-se também MODERADA  a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra em Manaus.

Figura 02. Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geo-hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

 

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …