Nesta quinta-feira (08/02), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:
Região Sudeste: Espírito Santo e Minas Gerais.
A previsão meteorológica indica chuva localizada em grande parte do Estado do Espírito Santo que podem favorecer a ocorrência de eventos de enxurrada, principalmente em pequenas bacias urbanas e, inundação gradual dos rios tributários ao Rio Doce que está em condição de enchente. Também, em caso limiares críticos sejam atingidos nesta área podem ocorrer deslizamentos pontuais. Assim, a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos é MÉDIA no estado do Espírito Santo. No leste de Minas Gerais, há possibilidade de chuvas isoladas, entretanto é BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos.
Região Nordeste: Bahia, Maranhão e Piauí.
A previsão meteorológica indica condição para pancadas localizadas de chuva, podendo resultar em acumulados significativos no Maranhão, centro-norte do Piauí e litoral sul da Bahia. Assim, a possibilidade de eventos de risco geo-hidrológico é MÉDIA, devido aos acumulados de precipitação dos últimos dias nas bacias dos rios principais.
Região Norte: Pará.
Há previsão de pancadas de chuva no leste do estado do Pará incluindo a capital Belém. Em algumas localidades há acumulado significativo de precipitação das últimas 48 horas sendo MÉDIA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos na região.
Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php