Capa » Riscos geo-hidrologicos » 10/01/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

10/01/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Neste domingo (10/01/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Região Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Considera-se MUITO ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Zona da Mata Mineira, com destaque para a região mais próxima à Juiz de Fora e na bacia do rio Muri devido aos acumulados dos dias anteriores e à vulnerabilidade dos municípios; é ALTA a possibilidade de eventos hidrológicos no Noroeste Fluminense do Rio de Janeiro, devido à possibilidade de nova inundação na bacia do rio Muriaé, e para a Região Metropolitana de São Paulo; permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, como enxurradas e alagamentos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sul de Minas Gerais, Campo das Vertentes, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Região Serrana, Central do Rio de Janeiro, centro-leste de São Paulo e Sul do Estado do Espírito Santo, devido à previsão de chuva com pancadas nessas localidades, principalmente a partir da tarde.

Para movimentos de massa, considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Zona da Mata Mineira, com atenção especial para Juiz de Fora devido aos elevados acumulados dos últimos dias, número de pessoas expostas e pela previsão meteorológica que indica possibilidade de chuvas de intensidade forte a moderada. Ainda sobre movimentos de massa, considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes e Sul de Minas Gerais; Região Serrana e Metropolitana do Rio de Janeiro; além do Sul Estado do Espírito Santo. Nestas regiões há acumulados significativos nos últimos dias que poderão ser incrementados caso a previsão meteorológica se concretize.

Região Norte: Amazonas.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos na região de Manaus, devido à previsão de chuva e a alta susceptibilidade do município.

Figura 01. Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geo-hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …