Capa » Riscos geo-hidrologicos » 10/03/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

10/03/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta quarta-feira (10/03/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Risco Hidrológico

Região Norte: Amazonas, Rondônia, Pará e Amapá.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de novos eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste e Sul do Amazonas e na mesorregião Madeira-Guaporé em Rondônia, em decorrência da elevação gradual dos Rios Juruá, Tarauacá, Purus e Madeira, os quais estão em cota de transbordamento e alerta em vários pontos das bacias. Considera-se também ALTA a possibilidade de novos eventos hidrológicos nas bacias dos rios Parauapebas, Itacaiúnas e Tocantins localizadas no sudeste do Pará. No Estado do Amapá, considera-se ALTA, a possibilidade de eventos hidrológicos, principalmente na capital Macapá e em Santana devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), do nível do rio principal e da alta amplitude da maré nos próximos dias, podendo causar efeitos de remanso nos tributários do rio Amazonas.

 

Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Belo Horizonte e na Região Serrana do Rio de Janeiro. Nessas regiões, há previsão de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde, que podem gerar altos acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos, principalmente em áreas urbanas. Considera-se ALTAa possibilidade de eventos hidrológicos no Espírito Santo, nas bacias dos rios Benevente, Jucu Braço do Sul, Itapemirim, Itabapoana e nas bacias litorâneas do Espírito Santo.

 

Região Sul: Santa Catarina.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) na Região Metropolitana Florianópolis. Nessa região, há previsão de pancadas de chuva, que podem gerar altos acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos, principalmente em áreas urbanas.

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

 

Risco Geológico

Região Sul: Santa Catarina.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) na faixa leste de todo o estado de Santa Catarina, com destaque a capital Florianópolis, devido a previsão de pancadas de chuva associada aos acumulados prévios e a vulnerabilidade dos municípios monitorados que poderão deflagrar deslizamentos de terras pontuais.

Região Sudeste: Espírito Santo.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) em todo o Estado do Espírito Santo, devido os acumulados prévios e a previsão meteorológica que indica condições para pancadas de chuva, que poderão ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra pontuais, sobretudo em locais que já tenham histórico de ocorrências e/ou evidências de movimentação do solo.

 

Região Norte: Amazonas, Pará e Amapá

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) nas regiões nas capitais Manaus, Macapá e Belém, devido a previsão de chuva com altos acumulados, associada a vulnerabilidade dos municípios monitorados.

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …