Neste sábado (11/09/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
● Região Sudeste: Rio de Janeiro.
Considerando a previsão meteorológica que indica ocorrência de chuva de intensidade moderada, no final de tarde e noite, podendo resultar em acumulados significativos, ressalta-se a possibilidade MODERADA de eventos hidrológicos na região serrana do Rio de Janeiro.
Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
● Região Sudeste: Rio de Janeiro.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) nas mesorregiões Metropolitana e Centro-Fluminense do Rio de Janeiro, especialmente na Região Serrana, devido à previsão de pancadas de chuva no final da tarde e noite e aos acumulados em até 24 horas. Embora a previsão meteorológica não indique um volume de chuva expressivo nesta região, a intensidade das pancadas localizadas pode ser suficiente para deflagrar deslizamentos de terra induzidos, especialmente nos municípios com maior histórico de ocorrências, como Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis, mas também não se descartando a capital Rio de Janeiro.
Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link