Capa » Riscos geo-hidrologicos » 12/06/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

12/06/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Neste sábado (12/06/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

Risco Hidrológico 

 

  • Região Norte: Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

Mantém-se MUITO ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) no município de Manaus e seus circunvizinhos, em decorrência da elevação gradual dos rios Negro, Solimões e Amazonas, cujos níveis fluviométricos estão na cota de inundação severa.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) no estado de Roraima, onde o nível do Rio Branco encontra-se em elevação gradual e já atingiu o nível de inundação em Boa Vista e Caracaraí.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste, Sul e Centro do Amazonas, em decorrência da elevação gradual dos rios Juruá, Purus e Solimões/Amazonas.

Na mesorregião do Baixo Amazonas, entre o norte do Pará e Amapá e as bacias dos Rios Tapajós, Xingu e Parauapebas no Pará, mantém-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1), como inundações pontuais dos tributários localizados em centros urbanos, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, devido à previsão de pancadas de chuva com acumulados durante o dia.

 

  • Região Nordeste: Maranhão.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) na região Norte Maranhense, em decorrência dos acumulados de precipitação dos últimos dias e da previsão de pancadas com intensidade moderada a forte.

  • Região Sudeste: Espírito Santo.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) na região Central Espírito Santense, em decorrência dos acumulados de precipitação nas últimas 24 horas e da previsão de continuidade das chuvas com intensidade moderada.

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

Risco Geológico

 

  • Região Nordeste: Maranhão.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra (Figura 2) na região Norte Maranhense, principalmente na capital São Luís, devido à previsão de pancadas de chuva na região, aos acumulados prévios de precipitação e a alta vulnerabilidade.

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …