Nesta segunda-feira (13/09/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
● Região Sul: Rio Grande do Sul.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Ocidental Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre, devido à previsão de chuva moderada a forte desde a madrugada e decorrer do dia, com acumulados expressivos.
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas bacias do rio Ibirapuitã, que encontra-se com o nível acima da cota de inundação em Alegrete, rio Ibicuí, que encontra-se perto da cota de alerta em Manoel Viana, e rio Quaraí que teve uma onda de cheia em dias anteriores. Nessas condições, a chuva prevista poderá ocasionar subidas dos rios na região até atingir cotas de inundação.
Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
Considerando a previsão meteorológica e o acumulado de chuva dos últimos dias, não há cenário de risco significativo relacionado a eventos de movimento de massa (Figura 2).
Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link