Capa » Riscos geo-hidrologicos » 14/03/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

14/03/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quarta-feira (14/03), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: São Paulo.

Há condições para pancadas de chuva isoladas, principalmente a partir da tarde, no leste de São Paulo, incluindo a região metropolitana da capital e o Vale do Paraíba, onde a chuva poderá ser de intensidade moderada, favorecendo a ocorrência de eventos de enxurrada, principalmente em pequenas bacias urbanas. Alguns municípios apresentam acumulados dos últimos dias, principalmente na região litorânea do estado, não se descartando a possibilidade de deslizamentos pontuais, caso limiares críticos sejam atingidos. Como não são esperados volumes expressivos de chuva, é BAIXA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.

  • Região Nordeste: Bahia.

A previsão meteorológica indica continuidade de chuva, em forma de pancadas de intensidade moderada, no decorrer do dia para a região do Recôncavo Baiano. A intensidade da precipitação deve diminuir em relação ao dia anterior, porém os acumulados ainda podem ser significativos, levando em consideração os já altos volumes registrados no munícipio de Salvador e a vulnerabilidade da região. Deste modo é ALTA a possibilidade de ocorrência de novos eventos de movimento de massa, não se descartando também a possibilidade de ocorrência de enxurradas, especialmente nas áreas densamente ocupadas. Há previsão de pancadas de chuva também no litoral sul Bahia, podendo haver acumulados significativos em alguns munícipios, sendo MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.

  • Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Há previsão de pancadas de chuva principalmente no leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina. Em algumas localidades a chuva pode ser forte e de curta duração, favorecendo a ocorrência de eventos de enxurrada, principalmente em pequenas bacias urbanas. No entanto é BAIXA  a possibilidade de ocorrência de eventos de risco geo-hidrológicos.

 

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …